Com serviço de “DPO as a Service” Engineering lança oferta focada na LGPD

De acordo com empresa, os serviços voltados à conformidade da lei são modulares, atendendo as necessidades da organização

Author Photo
11:00 am - 29 de setembro de 2020

Companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, a Engineering lançou recentemente sua lança sua oferta de jornada de adequação à LGPD, dividida em duas fases: diagnóstico e gestão, monitoramento e prestação de contas. 

A primeira onda envolve o trabalho de assessment para entender a maturidade da corporação no tratamento de dados por meio do mapeamento, inventário de ativos, ciclo de vida dos dados, entre outros correlacionados.

Na segunda onda, os esforços são para a implementação e a gestão. Nesta etapa, além da aplicação de tecnologias, há o monitoramento das ações e o relacionamento contínuo com o Governo e a sociedade, ou seja, as autoridades de dados e seus titulares. 

Paulo França, gerente de Digital Consulting and Innovation da companhia, explica que essas duas fases estão posicionadas dentro de um framework dividido em cinco etapas: preparação, diagnóstico, plano de mitigação e adaptação, gestão e plano de continuidade e prestação de contas para o Governo e a sociedade 

“A necessidade de adequação é de todas as empresas, não somente pelas multas como consequência, mas por uma questão de responsabilidade da marca e pela prestação de contas ao Governo e à sociedade. Pensando nisso, preparamos uma oferta com robustez que considera todos os pontos de atenção da adequação à LGPD sem que haja a necessidade de contratação de diferentes fornecedores para esse processo, e, por isso, é uma jornada” 

Formato modular 

Dentro dessa oferta, a companhia também oferece o serviço de “DPO as a Service”, que estaria incluso nas etapas quatro e cinco, que envolvem continuidade das iniciativas de privacidade e prestação de contas.

Vale lembrar que DPO é a sigla de Data Protection Officer – cargo criado na Lei para o profissional que será responsável pela gestão dos processos de adequação na empresa e pela comunicação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e com o titular de dados em eventuais casos. 

França explica que, dentro dessa oferta, a companhia disponibiliza profissionais capacitados e certificados pelo mercado para atuação como encarregado de dados, ocupando dentro das empresas a função de DPO. 

“Esses profissionais seguem as atividades, diretrizes e responsabilidades dessa função que estão previstas na legislação (LGPD) e também adicionam ferramentas e boas práticas de trabalho no caso da utilização do framework próprio da Engineering, com diversos aceleradores que apoiarão a necessidade específica de cada cliente, independente do estágio de adequação que estejam, com o suporte e retaguarda do BackOffice da área de consultoria da empresa”. 

A companhia também enfatiza que toda a oferta, da consultoria às plataformas tecnológicas, passando pelo DPO as a Service, são variáveis, pois a oferta é 100% modular e depende tanto das necessidades, quanto do estágio de cada empresa em relação à Lei.  

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.