Com projeto iniciado pela TI, Solar Coca-Cola beneficia áreas estratégicas

Em parceria com BeeHome, projeto de transformação digital busca melhorar experiência de funcionários

Author Photo
8:42 am - 01 de novembro de 2022
Claudio Fontes, Solar Coca-Cola Cláudio Fontes, CIO da Solar Coca-Cola. Foto: Divulgação

Em 2018, a Solar, engarrafadora e distribuidora dos produtos Coca-Cola e segunda maior representante da multinacional no Brasil, iniciou pela área de TI um projeto de digitalização que transbordou sua área para transformar outras na companhia. Por meio de uma plataforma de convergência batizada de Conecta, desenvolvida em parceria com a startup de Recife (PE) Beehome, a Solar conseguiu integrar a força de trabalho que, desde 2018, saltou de 12 mil para 15 mil colaboradores.

De acordo com a empresa, 80% dos colaboradores atuam nas áreas operacionais, o que restringe o acesso ao computador, o desafio da Solar era oferecer, então, todos os serviços e informações em um só lugar. Algo que veio a ser resolvido com a plataforma.

“Hoje, através do Conecta conseguimos prestar um nível de serviço diferenciado para todas as necessidades dos colaboradores na palma da mão de cada um deles, em qualquer lugar, 24 horas por dia”, destaca Cláudio Fontes, diretor de TI e serviços compartilhados na Solar.

As áreas de Recursos Humanos, Comunicação e Serviços Compartilhados também foram beneficiadas pelo projeto. Sarah Cavalcante, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Solar Coca-Cola, lembra a importância da plataforma durante o período da pandemia. Isso porque a jornada vivenciada anteriormente com o Conecta, iniciada com a integração de sistemas de gestão de pessoas, permitiu que a Solar estivesse preparada para os desafios da época. “A companhia não teria sobrevivido sem o apoio da plataforma de convergência durante a pandemia”, enfatizou Sarah.

O projeto iniciado pela área de TI, e que tem com advisor o CIO da companhia, ganhou protagonismo também no planejamento estratégico da empresa. “A TI tem a missão de gerir a governança desse ambiente de convergência. Cuidamos para que todos os requerimentos relacionados a serviços e conteúdos sejam disponibilizados no Conecta”. Há um capítulo dedicado ao Conecta no planejamento estratégico da Solar. O sucesso da iniciativa, segundo Fontes, deriva de uma parceria entre a TI e as áreas comunicação e gestão de pessoas.

Atualmente, a plataforma converge em um único local todas as comunicações, pronunciamentos, lives, treinamentos, documentos, normas, procedimentos, serviços como gestão de férias, ponto digital, demonstrativo de pagamento e abertura de chamados para uma enormidade de serviços, além de uma rede privada de mensagens. Esses conteúdos e serviços podem ser acessados pelo computador ou pelo celular.

Entretanto, como todo projeto que atinge muitas áreas dentro da empresa, o Conecta também enfrentou desafios. Em uma realidade de constante e rápida disponibilização de novas tecnologias, o desafio maior é assegurar que a estratégia seja mantida. Para tanto, há desafios de integração das soluções utilizadas na empresa com o Conecta. Em particular, o CIO destaca a integração de uma nova solução digital de recursos humanos. “Foi um enorme desafio melhorar o que já estava ótimo, mas nós conseguimos graças a um trabalho em conjunto entre RH, TI, Serviços Compartilhados e a Beehome”.

“A Beehome é um dos principais parceiros da Solar devido à flexibilidade, altíssima disponibilidade do ponto de vista de atendimento e suporte e também por trabalhar junto aos nossos fornecedores para viabilizar a integração com o Conecta por meio de APIs”, avalia Fontes. Ele pontua que houve a necessidade de desenvolver algumas funcionalidades na plataforma para adequá-la ao planejamento estratégico, exigindo uma dedicação do time de desenvolvimento da Beehome.

“Ser a solução adotada pela Solar há mais de cinco anos é motivo de muito orgulho para nós e mostra que a Beehome acertou em cheio quando planejou, desde a sua concepção, oferecer uma plataforma que trouxesse soluções não só para comunicação interna, mas também gestão de pessoas e processos”, afirma Erik Ramalho, CEO da Beehome. “A essência desse projeto é a parceria que permite melhorias contínuas”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.