Com Open Banking à vista, brasileiros têm em média 3,6 contas bancárias

Pesquisa revela que número de contas é maior entre homens e na classe A. Open Banking ainda é desconhecido pela população

Author Photo
8:30 pm - 10 de junho de 2021
contas, bancos, open banking

Os brasileiros que possuem acesso à internet têm em média 3,62 contas em bancos e outras instituições financeiras ao mesmo tempo, revela estudo conduzido por C6 Bank e Ipec. Os homens mantêm mais contas do que as mulheres, cerca de 4,07 contra 3,22. A quantidade também é maior conforme a renda: indivíduos da classe A têm 5,53 contas bancárias, enquanto na classe C a média é de 3,38.

Contas corrente e poupança são as mais comuns, utilizadas por mais de 75% das pessoas. Já as contas salário, de pagamento (oferecidas por fintechs) e de investimento são menos populares.

Com a virada de chave para o sistema financeiro aberto (Open Banking) prevista para ocorrer até o fim do ano, o fluxo de dados bancários entre instituições financeiras aumentará significativamente. E a expectativa é que isso amplie a oferta de serviços e proporcione taxas mais competitivas aos clientes.

“Hoje, um banco não consegue saber como o cliente se relaciona com outras empresas do sistema bancário. O histórico que ele constrói com a instituição não o acompanha quando ele abre conta em outro banco”, lembrou Maxnaun Guitierrez, head de produtos e pessoa física do C6 Bank. Com o open banking, será possível saber, por exemplo, se determinado cliente é um bom pagador ou quanto de crédito teve aprovado em outra instituição.

Leia mais: ‘Real digital’ põe Brasil na vanguarda, mas há mais dúvidas que respostas

Desse modo, o open banking deve impulsionar o surgimento de novas soluções, capazes de fornecer acesso a múltiplas contas a partir de um único aplicativo, além de agregadores de serviços e tarifas. “Essa é mais uma etapa importante do processo de democratização do acesso aos serviços bancários no país, que já vem se consolidando com o avanço das instituições digitais”, acrescenta Gutierrez.

Open o quê?

Mesmo com a proximidade da segunda fase de implantação do open banking, marcada para julho, a maioria dos brasileiros não está familiarizada com o novo sistema. O levantamento revelou que 56% dos brasileiros com acesso à internet não conhecem ou nunca ouviram falar sobre o open banking. Apenas 23% mencionaram ser um sistema que permitirá o compartilhamento de informações bancárias.

Quando apresentados a supostas definições para o novo sistema, 37% dos entrevistados afirmaram que o open banking é um novo banco digital. Já 12% disseram que se trata de agências bancárias abertas 24 horas por dia e 1% informou que é um evento com comida e bebida liberadas. No entanto, somente 23% sabiam que o sistema permitirá o compartilhamento de informações bancárias.

Realizado entre os dias 20 e 27 de maio deste ano, o estudo do C6 Bank e Ipec entrevistou 2.000 brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais sobre o total da amostra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.