Com novo centro de inovação, Accenture amplia operação no Recife

Author Photo
9:31 am - 06 de abril de 2017

A Accenture quer fincar de vez seu nome na cidade do Recife (PE). A atual força de trabalho de 1,4 mil pessoas na capital pernambucana, até então distribuída em três unidades, está ganhando reforço de mais 250 colaboradores, que atuarão em dois novos espaços: um novo escritório local e a principal novidade: um centro de inovação, o principal da empresa na América Latina.

O local foi inaugurado na última quarta-feira (05/04) em evento para funcionários, clientes e parceiros, além de autoridades locais. O IT Forum 365 visitou a nova unidade e traz detalhes sobre o espaço, que tem como foco a exploração de novas tecnologias, entre elas internet das coisas (IoT), inteligência artificial, drones e realidade virtual – todas aplicadas a soluções de problemas de negócios de clientes. Segundo a empresa, a instalação é ideal para demonstrar a “arte do possível”, com soluções totalmente aplicáveis a diversas verticais.

Com um ambiente moderno, o novo centro de inovação está localizado no Armazém 12 do Porto Digital – parque tecnológico do Recife -, em frente ao marco zero da cidade. “Além de ter um simbolismo (estar no marco zero), há um conceito por trás. Pensamos em algo que fosse referencia não só para o Brasil, mas para o mundo, em que as pessoas de fora queiram vir para experimentar inovações”, destaca Leonardo Framil, CEO da companhia para o Brasil e América Latina.

“É uma combinação que podemos permitir que clientes entrem nesse mundo e, com isso, estejam imersos em algo diferente, e comecem a experimentar essas novas tecnologia para resolver problemas reais de negócios. Não é um lugar de invenção, é um lugar de inovação”, pontua o executivo.

Framil faz questão de valorizar e reforçar a aposta na cidade. “Recife é um polo de inovação. Já existia isso no seu DNA e agora estamos colocando em um outro patamar”. Além dos empregos já criados, a expectativa da companhia é fechar este ano com 600 novos contratados – incluindo novos talentos recrutados de universidades locais – e, nos próximos três anos, com 3 mil pessoas. Outro detalhe: 95% da força de trabalho, segundo a empresa, vêm da própria cidade.

Segundo Framil, Recife apresenta o maior nível de engajamento de colaboradores da Accenture, outro quesito para a decisão pelo investimento na cidade. “Como a maioria das empresas está fora, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, as pessoas vêm para cá para ficar muito tempo. Elas querem desenvolver suas carreiras aqui”, observa.

Nova Accenture
A estratégia evidencia um novo foco da empresa, tradicionalmente reconhecida por serviços de consultoria, que agora visa se posicionar em um patamar de desenvolvedora de inovações e soluções aplicadas aos negócios.

Framil destaca esse foco, mas ressalta que o objetivo não é se transformar em uma empresa apenas de soluções, mas sim, uma companhia capaz de resolver problemas de negócios dos clientes. “Isso pode passar por trazer uma solução ou um trabalho de consultoria. Não quer dizer que mudamos, nós ampliamos as alternativas que temos hoje para podermos ajudar nossos clientes em problemas de negócios”, afirma o executivo, que cita os cinco negócios da companhia, que foram definidos recentemente: estratégia, consultoria, digital, tecnologias e operações.

Startups, coworking e centro conectado
Se o centro é inovador como um todo, a proposta é que seu modelo de operações também seja. Além da força de trabalho da própria Accenture, outra aposta para contribuir com o ambiente de inovação são as startups. Framil comenta que haverá opções tanto de coworking quanto de startups residentes no novo centro de inovações.

“Queremos colaboração externa. Daremos mentoria para startups dentro do nosso espaço e queremos essas inovações acontecendo todos os dias, em um espaço de criatividade”, diz.

Outro foco da companhia é fazer com que o centro não seja somente uma fonte de inovações internas, mas também um canal de conexão e colaboração com as outras unidades. “Esse centro está conectado com todos os outros no mundo. Levamos o que estamos fazendo e trazemos o que vem de outros centros”, completa Framil.

Confira imagens da nova instalação:

IMG 1374
Fachada do centro de inovação, localizado em frente ao marco zero, no Recife (PE) (Foto: Guilherme Borini)

 

IMG 1365
Local é o maior centro da Accenture na América Latina e um dos principais no mundo (Foto: Guilherme Borini)

 

IMG 1364
Empresa testa modelo de maquete com projetos de “smart cities” (Foto: Guilherme Borini)

 

IMG 1366
Projeto de empilhadeira autônoma, parte das iniciativas com IoT (Foto: Guilherme Borini)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.