Com novo aplicativo, Taesa fomenta e democratiza inovação

Empresa passou a acolher ideias dos funcionários. Espaço permite que qualquer pessoa colabore e tenha ideias analisadas e testadas

Author Photo
7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Alessandro Miranda Fernandes, CIO da Taesa Alessandro Miranda Fernandes, CIO da Taesa Foto: Divulgação

Alessandro Miranda Fernandes construiu uma trajetória profissional na tecnologia, uma área na qual se diz apaixonado. Com um percurso que inclui diversas empresas de diferentes segmentos e consultorias de gestão, Fernandes já transitou por grandes corporações, incluindo o BNDES, que deixou antes de fazer parte da equipe da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., ou simplesmente Taesa.

O CIO também tem uma trajetória de estudo que inclui um MBA em Gestão de Projetos e uma Especialização em Liderança e Inovação, pelo MIT – este último com a cara do projeto liderado por ele e ganhador do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI deste ano na categoria Utilities: o aplicativo I9Taesa.

“A gente entende que a inovação deve permear todas as áreas. Não só a inovação como a eficiência operacional são valores da Taesa. Inovação é algo que hoje permeia a companhia inteira e a gente pensou em uma oportunidade em que todos pudessem compartilhar suas ideias”, disse.

Fernandes liderou o projeto que busca democratizar o processo de inovação e melhorar a comunicação de novas ideias para e entre todos os colaboradores da companhia.

A partir de uma ideia simples, Fernandes e sua equipe desenvolveram um canal exclusivo para que qualquer pessoa pudesse colaborar e ter suas ideias analisadas e minimamente testadas. Fernandes garante que realmente qualquer colaborador pode sugerir ideias a partir do aplicativo, que pode ser alocado para a vertical de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) ou para a vertical de Tecnologia.

“Não tínhamos um espaço para incentivar a inovação e captar as ideias dos colaboradores, assim criamos um projeto para capitanear, tracionar e incentivar a criatividade, possibilitando que todos os colaboradores internos e externos pudessem dar suas ideias e todos fossem ouvidos, utilizando a tecnologia como protagonista deste movimento”, disse Fernandes.

O executivo conta que o aplicativo foi desenvolvido para potencializar e desenvolver as ideias, transformá-las em produtos ou serviços, criar métricas e estudos que viabilizassem o entendimento sobre o potencial impacto da implantação no negócio, além de reconhecer e recompensar os autores das ideias que fossem efetivadas.

“A inovação traz diferenciais competitivos para a companhia, traz disrupção e é importante a gente dar oportunidade para todos serem ouvidos”, aponta. “Hoje nós temos um aplicativo (…) que a gente consegue não só ter a transparência, pois todas as ideias ficam ali registradas, como também a execução.  (…) Essas ideias geralmente partem daqueles que sentem essas dores, por isso ouvir todo mundo é importante”.

A exemplo do Comitê de PDI já existente na empresa, a partir do I9Taesa, um Comitê de Inovação Multidisciplinar, com apoio e colaboração de todas as áreas, também foi criado para avaliar essas novas ideias e colocá-las em prática.

Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados diferentes métodos e técnicas como Lean Inception, Design Thinking e workshops de cocriação. Todas as áreas da empresa foram envolvidas e foi criado o conceito de Agentes de Inovação. Além disso, foi instituído um processo de Pitch e em alguns casos a utilização de Hackatons.

Fernandes conta que o projeto fomentou a inovação, mas também fortaleceu a ‘cultura de inovação’, embora o principal desafio ainda seja a “equalização do conhecimento do que é inovação, o diferencial competitivo que estas ideias nos trazem e fomentar este processo”. Para ampliar o conceito, foram realizados treinamentos internos com todos os funcionários sobre criatividade e inovação, além de estudo de cases com especialistas de mercado.

Com essa ideia difundida e a facilidade para se publicar uma nova ideia, o aplicativo ampliou a democratização da inovação na empresa. Fernandes conta que o usuário pode resumir em poucas linhas sua ideia, mas também pode adicionar planilhas, vídeos, fotos e outros materiais para complementá-la. O idealizador do projeto de inovação participa do processo de detalhamento da ideia, momento em que ela é ranqueada para, então, se definir a priorização da prototipação das ideias sugeridas.

Só no primeiro mês, 31 ideias foram registradas no aplicativo e no final de 6 meses já eram mais de 120 iniciativas. As ideias incluem, por exemplo, soluções ao aplicativo de saúde da empresa que impactam diretamente a vida dos colaboradores, ou ainda, um sistema para fazer gerenciamento de frota de forma automatizada.

Segundo Fernandes, estas ideias tracionaram o potencial de otimização em eficiência operacional de 85.000 horas em 3 anos, impulsionando o processo de transformação digital com criação e evolução de sistemas e aplicativos com robotização.

Foram também criados 249 novos indicadores de gestão com utilização de Analytics e Data Science. Além dos números, também foram viabilizadas a exploração de novos modelos de negócio e novas oportunidades para e empresa, mostrando o papel de protagonismo que a tecnologia tem na inovação, impulsionando o negócio, diz Fernandes.

“Importante também frisar que cada ideia implementada tem o seu autor reconhecido formalmente com destaque interno e um troféu, e a melhor ideia do ano é premiada financeiramente, gerando, assim, mais engajamento com criatividade e facilitando a implementação e surgimento de novas ideias”, finaliza Fernandes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.