Com investimento de R$ 1 bi, Ascenty inaugura data centers no México

Instalações são as primeiras da empresa no país. Outros sete data centers da empresa estão em construção na América Latina

Author Photo
8:48 pm - 07 de julho de 2022
Imagem: Divulgação

A Ascenty anunciou a inauguração de dois data centers no México. São as primeiras operações da companhia no país da América do Norte.

Segundo a empresa, as instalações localizadas na cidade de Querétaro são resultado de um investimento total de R$ 1 bilhão. Agora, a Ascenty conta com 28 unidades de processamento espalhadas por Brasil, Chile e México – sendo 21 em operação e sete em construção.

A instalação México 1 possui área de 20.000 m² e potência total de 21 MW. Já México 2 ocupa 24.000 m² e tem capacidade de 31 MW. As estruturas entraram em funcionamento em 1º de julho e inauguraram com parte dos centros de processamento de dados ocupado por clientes: México 1 com 25% do total e México 2, com 20%, informou a Ascenty.

Leia também: Sophos mira em legislação ao lançar data center no Brasil

As novas unidades são classificadas como Tier 3 (TR3) e possuem sistema de distribuição tri-bus que permite aos geradores uma autonomia de mais de 48 horas sem abastecimento, informou a Ascenty. Contam também com sistema de refrigeração de alto desempenho, operando nos corredores técnicos laterais com redundância.

“Querétaro é atrativa por sua localização geográfica: perto da zona industrial de Bajío e da Cidade do México, mas com baixo risco de catástrofes naturais, como terremotos, furacões ou tornados; e uma eficiente infraestrutura elétrica com disponibilidade de energia para data centers”, diz em comunicado Chris Torto, CEO e fundador da Ascenty. Além do México, a empresa deve inaugurar nos próximos meses um segundo equipamento no Chile.

A empresa também avalia entrada em outros mercados da região, como Colômbia e Peru.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.