Com hub de inovação, Banco do Nordeste promove evolução tecnológica

Iniciativa fomenta criação de processos, produtos e serviços inovadores na instituição e acelera desenvolvimento da inovação em empresas

Author Photo
3:30 pm - 18 de setembro de 2020

A evolução tecnológica no setor bancário, tornando essa arena cada vez mais competitiva, exigiu das instituições busca intensa por inovação para criar produtos diferenciados alinhados às expectativas do cliente digital. Uma prática presente em instituições financeiras privadas que vem despertando bancos públicos. O Banco do Nordeste (BNB) é um deles.

Em 2016, criou o Hub de Inovação Banco do Nordeste para incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a gestão da inovação nas empresas da Região e no Banco. A cada ano, a iniciativa vem ganhando atualizações tecnológicas, expandindo seu propósito para outras regiões do Nordeste em que atua. Dissemina a criação de processos, produtos e serviços inovadores com a adoção de metodologias ágeis.

Hoje, são três unidades, uma em Fortaleza (CE) e outras duas em Recife (PE) e Salvador (BA), o Hub de Inovação Banco do Nordeste disponibiliza espaços de coworking para dez startups em cada unidade, desenvolve ações de investimento, capacitação e sensibilização, além de contribuir para a criação de oportunidades de negócios. Essa evolução levou o BNB a conquistar o prêmio 100+ Inovadoras no Uso da TI, na categoria Bancos Médios.

De acordo com Haroldo Maia Júnior, diretor de Administração do Banco do Nordeste, o banco precisou mudar paradigmas para alcançar novos mercados, novas relações financeiras e fazer uso de produtos e serviços inovadores. “A resposta estratégica foi expandir a atuação do BNB e implantar o primeiro Hub de Inovação Banco do Nordeste, na sede do Banco, em Fortaleza”, diz.

Maia destaca a importância da inovação no cenário empresarial e o papel de um banco regional de desenvolvimento. “Somos um banco regional e temos como missão ser o banco preferido do povo nordestino. Temos um sentimento comunitário, procurando fazer a diferença na vida das pessoas, criando polos de desenvolvimento para ampliar as oportunidades aos profissionais da região, evitando a sua evasão para os grandes centros de negócios tradicionais do país”, relata.

Propósito

O Hub de Inovação Banco do Nordeste atua em duas frentes. Internamente, para desenvolver a cultura de inovação e empoderamento dos funcionários para atuarem como empreendedores corporativos.

Dessa forma, fomenta a criação de modelos de gestão, melhorias de processos organizacionais e de produtos e serviços. Além da prática da inovação aberta, visando propiciar o uso de tecnologias inovadoras pelo BNB. O objetivo externo é fortalecer o empreendedorismo regional inovador, com capacitação, eventos de inovação e parcerias.

Desde 2005, quando ingressou no BNB, Maia vem acompanhando a evolução da instituição, e acompanhando como a tecnologia simplificou processos altamente complexos. Hoje, ele se diz motivado por ter uma equipe forte que contribui para a expansão da inovação.

“Você tem de ser um líder forte para criar uma equipe forte. Precisa ser o elo entre a necessidade da empresa e o que o time pode entregar. É importante estimular a adoção de novas tecnologias, prospectar e articular parcerias com organizações públicas e privadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da Região Nordeste”, finaliza Maia, que leva para casa o prêmio pela inovação no BNB.

Finalistas da Categoria Bancos Médios

1º Haroldo Maia Júnior, diretor de Administração do Banco do Nordeste

2º Guilherme Ximenes, diretor de Tecnologia/CTO do Banco Inter

3º Carlos Rudnei Dutz, superintendente-executivo de BaaS, do Banco Original

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.