Com foco no cliente e em segurança, Banrisul dá salto tecnológico

Projeto ganhador na categoria Foco no Cliente tem como base infraestrutura de segurança com certificação digital única do cartão Banrisul

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7:33 pm - 22 de abril de 2021
Jorge Krug, Diretor de Tecnologia do Banco Banrisul Jorge Krug, Diretor de Tecnologia do Banco Banrisul (Divulgação)

Jorge Krug, Diretor de Tecnologia do Banco Banrisul, iniciava a sua carreira, ainda sem saber o destino que seguiria, cursando a faculdade de Análise de Sistemas e de Física, no Rio Grande do Sul (RS). Depois de alguns estágios na área de análise de sistemas, Krug aproveitou uma oportunidade no Banrisul, onde daria início ao relacionamento que tem até hoje com o banco. Krug não se viu lecionando Física e a escolha pela tecnologia foi fácil. Nessa trajetória, ele participou de momentos importantes na história da tecnologia e das instituições financeiras do Brasil e, sobretudo, do Banrisul.

Sua história no banco, no entanto não foi linear, entre idas e vindas e uma passagem pela IBM em Nova York, Krug criou carreira no Banrisul, onde conduziu o projeto de reorganização da área de tecnologia do banco e assumiu a área de automação bancária, que resultou na criação da área de Segurança de TI e o levou a se tornar Superintendente da Unidade. Mais tarde, ele viria a ser convidado a ocupar o cargo de Diretor de Tecnologia do Banrisul. “Eu fui o primeiro Diretor de Tecnologia que o Banrisul teve em 93 anos vindo do quadro do banco (…) e o primeiro do quadro a permanecer por duas gestões”, diz.

 

Tecnologia na bagagem

No final dos anos 1990, se tornavam crescentes as fraudes aos cartões de tarja magnética e, ao mesmo tempo, os bancos passavam por um período de migração para o cartão com chip. Paralelamente, se desenvolvia no Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), um sistema nacional brasileiro de certificação digital. Krug então montou um modelo de chip que continha uma assinatura digital e permitia ao cliente Banrisul “assinar” como cidadão brasileiro, com um certificado digital inserido no chip do seu cartão do banco.

Embora todos os bancos brasileiros estivessem aderindo à migração, a tecnologia aplicada nos cartões do Banrisul tinha essa característica única, que seria um grande diferencial para seus clientes, essencial para o “Projeto Integração Banrisul Log Único gov.br”.

Projeto Premiado

Os serviços de eGov dos governos Federais e Estaduais demandavam uma autenticação dos usuários que inicialmente era feita pelo CPF e uma senha cadastrada no site, o que gerava esquecimento de senha. O Governo Federal, então, buscou uma nova forma de autenticação e propôs uma integração com as autenticações utilizadas pelos bancos. Inicialmente foi feita uma prova de conceito com o Banco do Brasil, depois o projeto foi definido e aberto para outros bancos. Com isso, o Banrisul iniciou o projeto ‘Integração Banrisul Log Único gov.br’, que rendeu a Krug o prêmio Executivo de TI do Ano 2021, na categoria Foco no cliente UX/CX.

Nesta solução, o login por usuário e senha presente nos portais do .gov foram substituídos pela autenticação via app mobile, o Banrisul Digital. A plataforma tecnológica do app conta com uma infraestrutura de segurança, o Cartão Virtual, que através de certificação digital do dispositivo e do cliente permite identificar e autenticar o usuário.

A solução técnica disponibilizada pelo banco inclui comunicação via API Segura entre o governo e o Banrisul, com protocolo AUTH2 em um produto gerenciador de APIs.

O projeto foi iniciado e desenvolvido em um curto período de tempo. O Banrisul, no entanto, já estava com o projeto de Open Banking em fase avançada e ele previa o uso de uma loja de APIs para acesso aos serviços bancários.

No entanto, o projeto exigia também troca segura de informações (ticket) com um serviço de outra instituição, o recebimento de um retorno da instituição externa através da app mobile banking (push), tudo isso associado às permissões e a aceites do cliente a esse novo uso de suas credenciais bancárias. Esses desafios associados constituíram um desafio para as áreas de tecnologia, negócios e jurídica do Banrisul.

Porém, em menos de três meses, a equipe de TI identificou um crescimento de mais de 70% no número de acessos aos serviços de eGov com o uso das credenciais Banrisul. Além de um crescimento em torno de 25% no número de usuários.

Os próximos passos da equipe, segundo Krug, serão ditados a partir da implantação efetiva do Open Banking. Para ele, à medida que a população começa a adaptar modelo de pagamento instantâneo com Open Banking, é possível avançar nas discussões sobre o Central Bank Digital Currency (CBDC), uma discussão prevista para 2022, segundo Jorge Krug.

Finalistas Executivo de TI do ano 2021 – CIO

Categoria: Foco no cliente UX/CX

Vencedor – Jorge Krug – Diretor de TI e Inovação e CIO, Banrisul

Finalista – Andre Luiz Sousa Ferreira – CIO Latam, FCA

Finalista – Carlos Alberto Mazzeu – Diretor Superintendente, Lupo

 

 

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