Com escassez de mão de obra, China aposta em robôs

Author Photo
4:58 pm - 24 de abril de 2015
Com escassez de mão de obra
Confrontada com uma escassez aguda de mão de obra qualificada, a China está se apressando para desenvolver e implementar uma ampla variedade de robôs em milhares de fábricas, segundo informações do jornal The New York Times.

Trabalhadores que migraram do campo para a cidade fizeram parte do quadro de fábricas da China nas últimas três décadas e ajudaram a tornar a nação a maior fabricante do mundo. Mas muitas empresas agora têm o desafio de contratar trabalhadores suficientes. Além disso, na última década o salário desses profissionais mais do que quintuplicou na última década, piorando o quadro.

Para mudar o cenário, empresas na China e o governo estão começando a usar robôs com o objetivo de manter as fábricas funcionando e expandindo sem necessariamente causar uma queda na oferta atual de emprego. 

A oferta por talentos locais é um claro desafio, já que a China enfrenta o constante controle de natalidade. Hoje, a China tem muitos dos trabalhadores  na casa dos 20 anos, mas cada vez menos trabalhadores para entrar no mercado nos próximos anos.

Para agravar a escassez de trabalho, os jovens estão ficando mais tempo na escola e estudantes se recusam a aceitar o trabalho em fábricas, exceto em posições como supervisão, construção ou na área de engenharia.

Assim, embora a construção de robôs para substituir trabalhadores raramente é barata, um número crescente de empresas está descobrindo que é menos oneroso do que quer pagar salários cada vez mais altos na China ou migrar suas produções para outros países.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.