Com blockchain e outras tecnologias, FPS mantém operações durante a crise

Faculdade Pernambucana de Saúde fez uso de inovações para conduzir aulas on-line e digitalizar processos que ocorriam apenas no mundo físico

Author Photo
10:30 am - 22 de setembro de 2020
Diagonal chain made of zeros and ones. Cryptocurrency and mining. A bitcoin metaphor. Black background. A close up. 3d rendering mock up double exposure, blurred background.

Por influência de um amigo muito próximo, Marcone Barros entrou no mundo da Tecnologia da Informação por meio de um curso técnico que deu a ele a oportunidade de atuar como desenvolvedor de software. Foi se aprimorando até que, em 2009, foi convidado para coordenar o departamento de TI da Faculdade Pernambucana de Saúde, realizando projetos em diversas frentes para melhorar a experiência e ensino e também otimizar processos da empresa. E foi uma série de iniciativas realizadas neste ano que deram à Barros (e a FPS) o título de vencedora do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI‘, na categoria Educação, e ocupando a 10º posição no ranking geral. 

Chamado Rápido para aprender, adaptar e fazer, o case apresentado envolveu uma série de adaptações feitas para que a instituição de ensino pudesse dar continuidade ao seu calendário escolar, tanto o cronograma de aulas como processos seletivos e matrículas.  

 

Para isso, Barros e sua equipe fizeram customizações em produtos que já eram utilizados pela empresa e também investiram no uso de apps e tecnologias como blockchain para efetuar de forma on-line atividades antes 100% presenciais. 

Fazendo e aprendendo 

Questões como implementação do trabalho remoto e aulas on-line não foram um problema para a faculdade, que já havia desenvolvido soluções para ambos os casos e precisou apenas escalar o uso. Barros explica que, dentro da questão das aulas, o único cuidado feito foi disponibilizar ao time de professores uma equipe 100% dedicada para resolver problemas durante as aulas. 

O primeiro grande desafio apresentado ao time de TI foi encontrar uma forma de operacionalizar o vestibular de junho, que precisaria ocorrer de forma 100% on-line. Após algumas pesquisas, a FPS optou por utilizar uma plataforma omnichannel, adquirida para outra função, e customizá-la para suportar todo o processo. O trabalho de adaptação foi feito lado a lado com a equipe de educação, para encontrar o formato que melhor representasse a experiência física e respeitasse os aspectos educacionais que envolvem a realização de uma prova. 

Barros conta que o processo de implementação foi bastante corrido: tivemos que desenvolver um sistema para inscrição de vestibular e, como ele leva um certo tempo para ficar pronto, a gente teve colocar os sistemas à medida que o vestibular ia acontecendo. Primeiro, lançamos o sistema de inscrição e, durante esse tempo, estávamos fazendo o sistema de classificação, que envolvia se conectar com a base do Inep [para extrair a nota do aluno no Enem] e depois focamos no sistema de matrícula on-line. 

Assim como ocorre em outras instituições de ensino, a matrícula para o ingresso na FPS demanda a presença física do aluno e a entrega de diversos papéis. Para viabilizar esse processo de forma online, a instituição utilizou os serviços da startup Original My, que usa tecnologia blockchain para criar um processo de autenticação e validação de dados. “O blockchain garante um processo de imutabilidade da informação dos documentos, e o rastreio dessa informação é muito seguro”, afirma o executivo. 

Com essas medidas, tanto o processo seletivo (que contou com 3 mil candidatos) como a realização da matrícula foram realizados de forma satisfatória dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde.  

A última iniciativa registrada no case começou a ser delineada em julho, quando o governo de Pernambuco autorizou a volta de aulas práticas dentro de instituições de ensino. Para mitigar as chances de contágio dos alunos, professores e profissionais que trabalham em áreas de suporte, a FPS contratou os serviços da Salvus, companhia que desenvolveu um app no qual o usuário responde perguntas sobre atividades fora de casa e o seu estado de saúde.  

De acordo com as respostas, o sistema faz um cruzamento de dados e indica quais pessoas tiveram maior chance de contágio com a Covid-19 “Dependendo do caso”, explica Barros “a equipe entra em contato com a pessoa e pede para que ela fique em casa.” 

Novas frentes de trabalho 

No momento atual, a FPS se concentra em duas frentes: ampliar a integração dos sistemas criados nos últimos meses com as demais soluções que a instituição de ensino usa e expandir a solução de blockchain para usá-la como validador em atividades como assinatura da lista de presença e cartão de entrada na instituição. 

Barros ressalta que todas as implementações só puderam ser realizadas com sucesso dentro de um espaço tão curto de tempo por conta do comprometimento e empenho da equipe de TI, composta por 21 pessoas. “Eles foram simplesmente extraordinários. Se adaptaram de forma muito rápida a todas as mudanças e se mostraram muito disponíveis para ajudar em qualquer momento e horário. Até mesmo os professores vieram falar comigo para elogiar essa entrega do time”. 

Já pensando no futuro, a FPS está desenvolvendo soluções que envolvam uso de tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada para melhorar a experiência de ensino dos alunos. De acordo com o gerente de TI, o trabalho a ser feito envolve utilizar a tecnologia como um facilitador para todas as áreas da faculdade. 

“O mundo é responsivo e as mudanças rápidas e constantes exigem que as organizações adotem o caminho da transformação digital. Mas as novas dinâmicas do mercado não estão centradas apenas nas TIC’s: é importante focar sempre na sociedade e no consumidor final, porque é através deles que os modelos organizacionais precisam ser repensados e reinventados. Na educação, isso não é diferente.” 

Finalistas da categoria Educação 

1º Marcone Barros – Gerente de TI, Faculdade Pernambucana de Saúde FPS 

2º Vinícius Bozzi Nonato – CEO, IGTI – Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação 

3º Marcos Sanchez – Diretor de Digital e Tecnologia, Saint Paul | LIT

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.