Com AI, Sabesp leva mais inteligência ao atendimento virtual

Empresa implementa assistente cognitivo em agências e quer mudar experiência de clientes rumo ao digital

Author Photo
9:29 pm - 17 de outubro de 2018
Osvaldo - Sabesp Osvaldo - Sabesp

Pelo terceiro ano consecutivo, a categoria Utilites do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, promovido pela IT Mídia em parceria com a PwC, tem a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) como vencedora. Osvaldo Pazianotto, CIO da companhia, credita o sucesso recente a uma série de investimentos em tecnologias que vem sendo realizado desde 2012.

Em 2016, a Sabesp ficou com o primeiro lugar geral da premiação (além do título na categoria Utilites) com um projeto que envolvia internet das coisas (IoT), mobilidade e big data para gerir a grave crise hídrica vivida pelo Estado de São Paulo naquele ano. O uso da tecnologia foi, certamente, um dos fatores preponderantes para que o Estado saísse da crise de abastecimento.

No ano passado, o executivo faturou o prêmio com o desenvolvimento do aplicativo Sabesp Mobilidade, que tem o intuito de facilitar a vida dos moradores dos 367 municípios operados pela empresa, ao permitir acesso a diversos serviços on-line, como segunda via de conta de água, histórico das 12 últimas contas e comunicação de vazamentos de água ou esgoto.

Neste ano, os investimentos em questões operacionais continuaram, com aplicação de tecnologias de ponta para aumento da eficiência operacional, bem como melhorias em sistemas anteriores e aprimoramento da segurança da informação. Mas o projeto destacado por Pazianotto, que levou novamente o prêmio como empresa mais inovadora do setor, é com foco no atendimento ao cliente.

Agências digitais

A Sabesp lançou no início do ano o Agência Lab, inicialmente como um laboratório para aprimorar a solução de atendimento, com foco em experiências digitais, e o plano é fazer o rollout para todas as agências de atendimento.

A empresa elegeu como piloto a agência de M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo, que tem o maior número de atendimentos presencial – cerca de 14 mil por mês. O espaço contou tanto com reformulação física quanto tecnológica.

O atendimento físico foi mantido, mas agora conta com uma série de recursos digitais, como totens, painéis e tablets. A principal novidade é a Sani, assistente virtual desenvolvida com base na tecnologia de computação cognitiva da IBM, o Watson, para levar interatividade em plataforma mobile e cognitiva aos atendimentos físicos.

Por meio da Sani (saiba mais no vídeo abaixo), o cliente consegue interagir por comandos de texto ou voz. A plataforma foi projetada para atuar em casos de solicitação de reforma de conta, processo em que o cliente contesta algum tipo de informação na cobrança, como valor mais alto, fora do padrão etc.

“Esse serviço pode ser feito pela agência virtual no site ou via atendimento telefônico, mas muitos clientes ainda vão à agência. A reforma de conta é um dos atendimentos mais complexos, porque vasculha os dados na base de dados. Tem toda uma inteligência por trás”, disse Pazianotto, explicando a escolha desse processo específico se deu por conta da complexidade.

O executivo ressalta que a novidade não elimina o atendimento físico, mas mostra aos clientes que existem novas formas mais práticas para serem atendidos. E esse é o grande foco da Sabesp: ter clientes cada vez mais digitais.

“Temos os tablets instalados, nos quais o cliente pode aprender a usar na própria loja. Nossos atendentes orientam a baixar o app para evitar futuras idas à agência.”

Pazianotto classifica a iniciativa, aliada ao lançamento do app, como uma completa transformação digital na questão da experiência do cliente, em busca de um atendimento cada vez mais otimizado e eficaz.

Próximos passos

Após a reestruturação da agência de M’Boi Mirim, a meta, segundo o executivo, é repaginar e equipar todas as outras 398 agências em até três anos. “Se fosse só pelas questões de TI, seria imediata (a repaginação e implementação). A aplicação está desenvolvida e o app disponível. Mas tem toda a questão logística de reestruturação”, concluiu o executivo.

Finalistas da categoria Utilities

1º Sabesp – Osvaldo Pazianotto, CIO
2º EDP Energias do Brasil – Marcos Penna, CIO
3º AES Eletropaulo – Renato Costa, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.