Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

Com 5G, São Martinho quer IoT no campo e em usinas de cana-de-açúcar

Projeto de conectividade em parceria com a Ericsson foi anunciada no Futurecom Digital Series. Eficiência e inovação são maiores promessas

Marcelo Gimenes Vieira
17:04 pm - 15 de abril de 2021
Adobe Stock

Um acordo entre o grupo sucroalcooleiro São Martinho e a Ericsson para o uso de tecnologia 4G e 5G promete não só aumentar a velocidade das redes móveis nas fazendas e usinas de processamento de cana da empresa, mas também permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras usando internet das coisas (IoT). O projeto foi apresentado na terça (13) durante o Futurecom Digital Series focado no agronegócio.

As ações conjuntas entre as duas empresas incluem pesquisa e desenvolvimento com foco no aumento de eficiência agrícola e industrial e fazem parte de investimentos em conectividade por parte da São Martinho. O Projeto COA, como é chamado, se vale de conceitos de smart farming, ou fazendo inteligente, além de usar padrões de conectividade abertos.

“Conseguimos disponibilizar [para uso próprio] recursos de agricultura de precisão. Faz 20 anos que estamos implementando tecnologias sob esse conceito, e mais recentemente começamos a transformação digital de processos”, contou Walter Maccheroni, gestor de inovação da São Martinho.

Leia mais: Vivo Empresas, Ericsson e FEI lançam Centro de Soluções 5G

“O potencial de ganho do 5G para a agricultura é gigante”, disse Paulo Beernadocki, diretor de tecnologia da Ericsson durante a apresentação do projeto. “Vai trazer um nível de automação nunca alcançado. Quando a necessidade de processamento é muito grande, como algoritmos de IA, e toda essa informação é levada automaticamente para a nuvem, a capacidade de trazer insights para os agricultores é muito grande. Seja um grande grupo como o São Martinho, seja para agricultores menores.”

Segundo o gestor da São Martinho, a implantação de uma rede de internet nas fazendas de cana-de-açúcar e usinas de processamento tem como foco principal coletar dados gerados nas operações e, a partir deles, melhorar a performance operacional como um todo.

Atualmente a empresa opera quatro unidades: Usina São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Usina Iracema, em Iracemápolis, região de Limeira (SP); Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense (SP) e Usina Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO). São cerca de 300 mil hectares produzindo 24 milhões de toneladas de cana por safra.

Detalhes e futuro

“O projeto com a Ericsson dá continuidade a essa questão dos dados. Ele é divido em três etapas”, explicou Maccheroni. A primeira é a cobertura em 5G de toda a operação da Usina São Martinho, em Pradópolis. A segunda é a instalação de um centro de inovação para desenvolver aplicações reais de 5G para o agronegócio nas frequências de 700 MHz e 3500 MHz. Uma operadora ainda será definida para fazer parte da parceria.

Por último está prevista o chamamento de empreendedores e startups para a criação de um ambiente de inovação. “Serão convocados parceiros – startups, empresas, universidades e institutos de pesquisa – para participarem do projeto e para que resolvam problemas do agronegócio e da indústria agrícola usando 5G”, explicou o gestor. “Nossa expectativa é que tenhamos uma estrutura física para hospedar parceiros e para que tenham condições de desenvolver soluções.”

O uso da tecnologia 5G promete aumentar a eficiência da São Martinho em processos que requerem alta velocidade de transferência de dados e baixa latência. Maccheroni mencionou o uso futuro de veículos autônomos, como tratores e caminhões, e drones para controle de pragas e ervas daninhas.

“Nossas quatro indústrias contam com sensores que monitoram e regulam equipamentos. Ao longo dos anos temos monitorado esses equipamentos e temos dados de quando operaram bem e quando operaram mal”, explicou o gestor da São Martinho. “Nossa intenção é saturar o ambiente de sensores e criar IAs e algoritmos que consigam entender como esses equipamentos estão funcionando e auto regulá-los.”

O desafio, e que está sendo endereçado pelo projeto com a Ericsson, é prover conectividade em áreas vastas. “É um projeto preparatório para a evolução das tecnologias e aumento de sensores e a captura de dados”, disse.

Tags:
4G
5G
agronegócio
Ericsson
IoT
São Martinho
smart farming
Brandspace por Trackage

A Trackage e a renovação tecnológica do mercado logístico

Diante da necessidade de ter um controle maior sobre todas as operações, os gestores logísticos andam buscando cada vez mais soluções baseadas em tecnologia, e a empresa aposta firme nessa nova tendência do setor.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados