Colégio Bandeirantes migra para a nuvem da Microsoft

Author Photo
1:55 pm - 21 de janeiro de 2015
O Colégio Bandeirantes passará a contar a partir de agora com a nuvem da Microsoft, o Azure, para hospedar diversos sistemas e sites cruciais tanto para a área administrativa quanto pedagógica da instituição. Segundo Alexandre Cury, gerente de tecnologia da informação do colégio, o uso da nuvem possibilitou melhorias significativas de desempenho.

Sites, blogs, backups, banco de dados e sistemas de gestão empresaria (ERP) das áreas educacional, financeiro e RH estão agora no Microsoft Azure. Ao todo, segundo informações da instituição, o Bandeirantes armazena aproximadamente 16 terabytes (ou o equivalente a 16,3 mil gigabytes). 

Em paralelo ao Microsoft Azure, o Colégio Bandeirantes também deu início a um projeto para o uso de tablets nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além de usar a tecnologia para apoiar os alunos durante o período escolar, a instituição avaliou que seria importante que os estudantes pudessem acessar de casa as tarefas que tivessem começado nos dispositivos do colégio.  Foi com esse objetivo que o Bandeirantes adotou o Office 365 e o OneDrive for Business para cerca de 2,8 mil alunos. 
 
Aos poucos, o Office 365 e o OneDrive passarão a fazer parte do dia a dia dos alunos. Estudantes do sétimo ano, por exemplo, fizeram um trabalho de história utilizando a versão na nuvem do PowerPoint. A ferramenta on-line permitiu que compartilhassem a tarefa com o professor e também entre si, para que pudessem trabalhar de maneira colaborativa. Os alunos também já usaram outras ferramentas do Office nos iPads que a escola dispõe. 
  
A partir da adoção do Office 365, o Bandeirantes também deu início a um projeto de migração de todos os arquivos da rede interna do colégio para o SharePoint, plataforma da Microsoft para arquivamento de documentos na nuvem. Professores e outros funcionários passarão a salvar documentos diretamente no SharePoint, que é integrado ao Office 365, permitindo ao Bandeirantes desativar servidores internos antes dedicados ao armazenamento desses arquivos.
 
Além de liberar a infraestrutura interna para outras finalidades, o uso do SharePoint permite, por exemplo, a criação de um calendário on-line para cada turma. Esse arquivo poderá ser visualizado por todos os professores em tempo real, ajudando-os a ter uma visão global das tarefas programadas para os alunos e evitando a sobrecarga de deveres de mais de uma disciplina no mesmo dia.  Esse calendário ficará integrado ao e-mail de cada aluno, que receberá as tradicionais notificações cada vez que um professor incluir uma tarefa ou compromisso.
 
“A tecnologia é um pilar fundamental para promovermos o trabalho em colaboração entre os alunos, além de ajudá-los a se organizar melhor e se preparar para a realidade que encontrarão no mercado de trabalho”, afirma Mario Abbondati, responsável por tecnologia educacional aplicada em sala de aula no Colégio Bandeirantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.