Cognizant investe em testes de acessibilidade para promover inclusão digital

Empresa oferece treinamento para pessoas com deficiência visual com o objetivo de certificar a qualidade das aplicações

Author Photo
7:11 pm - 15 de maio de 2018

A Cognizant, empresa de tecnologia e negócios, está investindo em serviços de testes de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Por meio da iniciativa, a empresa treinou uma equipe que inclui pessoas com deficiência visual para testar os recursos de acessibilidade oferecidos pelas aplicações, e garantir a qualidade de acordo com padrões internacionais de capacitação técnica.

“É gratificante poder participar de um projeto que proporciona mais independência e permite incluir todas as pessoas no mundo digital”, comenta Celso Barboza (foto), diretor de Quality Engineering & Assurance da Cognizant, “Queremos cada vez mais nos posicionar como uma empresa aberta à diversidade e à inclusão, e estamos preparados para esse tipo de demanda.”

Na prática

Funciona da seguinte forma: um banco, por exemplo, contrata o serviço de teste de acessibilidade da Cognizant para avaliar se o internet banking oferecido aos seus correntistas é realmente acessível a pessoas com deficiência visual. Os analistas, então, verificam se os recursos da aplicação atendem as necessidades exigidas de acordo com parâmetros internacionais acessibilidade. “Apesar da importância social dessa atividade e da demanda por ela no mercado, há uma grande carência no País por esse serviço”, conclui Barboza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.