Notícias

CMOs lutam para manter relevância nos negócios

A função de diretor de marketing parece estar sob ameaça crescente, com a Forrester prevendo 2020 como o início de uma luta final e desesperada pela relevância do cargo. A partir da sua experiência diária como fundadora e CEO do MomentumABM, empresa de consultoria de marketing, Alisha Lyndon conta, em artigo para a Forbes, que há um a guerra palpável entre o marketing do velho mundo e o crescimento do novo mundo.  

Ela cita Keith Johnston, da Forrester, para explicar essa transição do velho ao novo mundo de marketing. “Temos 20 anos na era digital, que transformou o papel CMO de um capitão de crescimento e construção de marca a longo prazo a um operador disciplinado e focado em dados. Essa transição fez com que algumas das maiores marcas do mundo interrompessem ou eliminassem completamente o título mais cobiçado do marketing”. 

Marcas B2C, como Uber, McDonald’s e Johnson & Johnson, descartaram completamente suas funções de CMO. No entanto, essas previsões recentes devem servir de incentivo para os executivos de marketing redefinirem as expectativas sobre o papel do marketing como mecanismo de crescimento e liderar o caminho a seguir, diz Lyndon em seu artigo. 

Os CMOs se responsabilizam por muito mais que a marca, desde comunicações, capacitação de vendas e experiência do cliente, influenciando a inovação e a experiência do funcionário para impulsionar uma cultura obcecada pelo cliente, diz.

“É necessária uma mudança de processos, pessoas e experiências; permanecer fragmentado ou desconectado significará que as empresas acham um crescimento indescritível nessa era de controle do cliente”. 

Os CMOs precisam se tornar um impulsionador do crescimento. O uso de dados pode ser a saída, “sem dúvida o maior e mais subutilizado ativo do marketing”. Ela lembra que a maioria das equipes de marketing ignora os dados ricos das pontuações tradicionais de engajamento, fluxos de interação e jornadas do cliente. Ao fazer isso, os CMOs podem colher os frutos de relacionamentos mais fortes com os clientes e um aumento dramático na eficácia do marketing.  

Como exemplo, ela cita a experiência de ciclo de compra de um cliente. “Avaliamos os fluxos de dados e interação para criar experiências de marketing que orientam uma decisão de compra através da divulgação de conteúdo significativo, que ajuda o cliente a criar consenso em seus próprios negócios e chegar a uma decisão”. 

Equipes de marketing

Entretanto, a relevância do CMO não será criada somente com base nos dados, segundo Lyndon, o cliente é o relacionamento mais importante fora dos negócios. Esses líderes precisam repensar a maneira como estruturam suas funções de marketing e seus contratos em torno dos clientes, diz. 

Algumas práticas comuns no setor colocam profissionais especializados trabalhando em silos, com objetivos concorrentes que prejudicam o cliente. Em vez de reunir especialistas e criar equipes de marketing focadas no cliente, que possuem todo o ciclo de vida do cliente, as empresas de marketing podem mudar o foco externamente para os objetivos de crescimento dos negócios, sugere.  

“O que quero dizer com isso é deixar de medir apenas análises em silos, como alcance do público-alvo, cliques, participantes de eventos e taxas de resposta a campanhas, e mudar o marketing para medir sua contribuição coletiva, uma vez que se aplica ao aumento do gasto médio por cliente, adicionando velocidade ciclo de compra, influenciando o pipeline de marketing e adquirindo novos clientes. […]Em resumo, o marketing precisa passar de grupos de especialistas funcionais para um coletivo que está impulsionando o crescimento”. 

Lyndon finaliza o artigo reforçando a necessidade dos CMOs se reinventarem para escreverem uma nova história em direção ao futuro. “A alavancagem de dados e a criação de equipes em torno dos clientes ajudará, mas acima de tudo, os CMOs precisam se tornar criadores de histórias, com os clientes assumindo o papel principal”. 

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

17 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

18 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

19 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

20 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

22 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago