Cloud e virtualização: o caminho do sucesso nos novos modelos de trabalho

Author Photo
8:47 am - 14 de junho de 2017

LuisBanhara Citrix8Já faz um tempo que a nuvem deixou de ser um assunto limitado ao departamento de TI. CEOs e CFOs estão tentando entender quando a gente vai mudar e como será essa mudança. Eles querem ter certeza que essa oportunidade não vai passar sem ser avaliada. A adoção da cloud pelas empresas brasileiras é uma realidade consolidada, especialmente porque hoje vemos um uso mais nobre da nuvem nos negócios: o que antes servia meramente como um serviço de armazenamento, um backup de dados, hoje é um forte aliado na otimização da infraestrutura de tecnologia das organizações, recebendo assim cargas que demandam processamento.

Todo este movimento em relação a nuvem aquece também a discussão sobre virtualização, já que melhora a performance, altera o fator de imobilização do investimento, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de ampliar a infraestrutura instantaneamente, quando necessário. As ferramentas de trabalho (ERP, CRM, desenvolvimentos dedicados etc.) serão executadas na nuvem, e a virtualização garante um acesso mais eficiente e seguro em qualquer dispositivo: smartphones, tablets ou notebooks, não importando o sistema operacional, seja Windows, iOS ou Android. Apoiados nos dois conceitos, os colaboradores estão aptos a trabalhar com produtividade onde quer que estejam, acessando todas as aplicações que precisam.

A oportunidade de realizar as funções remotamente traz benefícios à produtividade e aumento da qualidade do trabalho realizado, além de contribuir para a retenção de talentos. Com as dificuldades que muitos enfrentam, especialmente nos centros urbanos, como trânsito e transporte público ineficiente, esta flexibilidade é muito bem-vinda. Além disso, ter a possibilidade de trabalhar à distância proporciona satisfação pessoal e profissional, uma vez que gera motivação para os colaboradores produzirem mais felizes em locais que consideram inspiradores. Outra vantagem refere-se ao fator econômico. Com espaços empresariais cada vez mais caros, a utilização deles de forma inteligente, gera vantagens significativas aos negócios.

As tecnologias de cloud e virtualização possibilitam o acesso seguro a esse novo mundo móvel e conectado. Além disso, em paralelo a toda a discussão tecnológica, estamos prestes a enfrentar uma grande reforma nos direitos dos trabalhadores e que contempla regulações sobre o trabalho remoto. Pelo menos, a parte de infraestrutura para permitir este novo modelo de trabalho já existe, é segura e viável.

Enfim, seja para atender às demandas de tecnologia ou para se adequar às novas formas de trabalhar, a virtualização chegou para resolver as questões dos CTOs, CEOs, CFOs e, especialmente, dos colaboradores, mostrando-se a solução ideal para reduzir custos, garantir controle e segurança e propiciar flexibilidade.

*Luis Banhara é diretor-geral da Citrix no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.