Cloud e serviços para data center puxam expansão de 8,8% do setor de TI em 2016

Author Photo
12:26 pm - 29 de setembro de 2016
Cloud e serviços para data center puxam expansão de 8

O mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil segue na contramão em relação a outros segmentos e vai saltar neste ano. É o que mostra estudo patrocinado pela Cisco e Intel, realizado pela Pyramid Research. De acordo com o levantamento, o Brasil gerou total de US$ 50,2 bilhões em investimentos em 2015 e em 2016 vai movimentar cerca de US$ 54,6 bilhões, salto de 8,8%.

O salto do mercado nacional de TI é impulsionado por algumas soluções específicas. Entre elas cloud computing, virtualização, projetos relacionados a big data e analytics, infraestrutura e data center. A pesquisa aponta que, desconsiderando o impacto cambial, o segmento de cloud computing deverá crescer 27,5% em 2016. Outra área que também impulsiona o mercado de TI é a de data center.

Novos atores
A infraestrutura hiperconvergente, que acena com os benefícios de agilidade e menor complexidade no gerenciamento, tem ganhado cada vez mais espaço, possibilitando as vantagens da virtualização em um sistema compacto e integrado, de fácil implementação e gestão.

Marcelo Kawanami, analista senior da Pyramid Research. explica que na abordagem hiperconvergente o armazenamento é baseado em software defined storage, criando um conjunto compartilhado de armazenamento. Isso permite acesso a todos os componentes do sistema e elimina silos de armazenamento, otimizando e racionalizando recursos de infraestrutura.

“Tanto para as pequenas e médias empresas, que necessitam expandir sua capacidade de armazenamento, como para as grandes corporações, que buscam consolidar e simplificar a gestão, a infraestrutura hiperconvergente pode ser a melhor solução. Desde que devidamente dimensionada, ela permite alcançar os objetivos desejados de forma simples e ágil, sem perda de eficiência”, ensina Kawanami.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.