Clientes iFood, Uber e Bradesco já podem usar Alexa em português

Skills da Alexa também incluem histórias exclusivas da Turma da Mônica.

Author Photo
3:06 pm - 04 de outubro de 2019
Amazon Echo, Shutterstock

Na quinta-feira (3), a Amazon fez o anúncio oficial da Alexa e dispositivos Echo no Brasil. A empresa tem aumentado suas ofertas no país em 2019 com um ambicioso projeto de expansão.

A assistente virtual Alexa traz uma série de integrações que consumidores podem explorar. As Skills, ou habilidades da Alexa, estão disponíveis para que desenvolvedores tragam novas experiências.

Segundo Rob Pulciane, VP de Skills e Alexa Voice Services, a ideia é fornecer um catálogo cada vez mais completo. “Nossa missão é fazer com que seja fácil para desenvolvedores criarem com a Alexa”, cita.

“Este é o primeiro dia para Alexa Skills e Alexa Voice Services no Brasil”, diz o executivo. Pulciane acrescenta ainda que as ferramentas são gratuitas e que “devemos ver ainda mais Skills e dispositivos com Alexa integrada em breve”.

Alexa, chame a BIA (ou um carro)

O banco Bradesco oferece uma Skill da Alexa. Assim, a assistente virtual BIA interage com ela. Por comandos de voz, clientes do banco podem esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços.

Mais especificamente, os clientes podem consultar saldo e realizar o pagamento de boletos cadastrados em Débito Direto Autorizado (DDA).

Só é preciso que o cliente fale “Alexa, abra a BIA do Bradesco”. Segundo Walkiria Schirrmeister Marchetti, diretora executiva do Bradesco, este passo promove “a interação de maneira conveniente e intuitiva”.

Outra novidade é que os clientes da Uber também podem utilizar a Alexa em seus dispositivos da linha Echo. Basta dizer: “Alexa, peça um carro”, e você poderá escolher a modalidade do carro.

Só o que não é possível, por exemplo, ao menos neste momento, é informar à Alexa qual o seu destino. Assim, é necessário informar assim que entrar no carro.

Alexa, com fome

O pessoal do iFood também disponibilizou uma Skill para a Alexa. Também por comandos de voz, o usuário poderá escolher restaurantes e pratos disponíveis na foodtech.

Basta dizer: “Alexa, falar com o iFood”, ou “Alexa, abrir o iFood”. Aí, você poderá obter informações sobre pedidos, acompanhar o status, estimativas de entrega.

“Somos movidos por disrupção e tecnologia para trazer as mais inovadoras experiências de consumo aos nossos clientes”, disse Bruno Henriques, Vice-Presidente de Inteligência Artificial do iFood.

Henriques ainda reforça o exponencial papel de assistentes virtuais para os próximos anos. O pensamento é compartilhado também por Jose Nilo Martins, gerente nacional da Alexa Skills Brasil.

“Acreditamos que a voz é o futuro, e o recurso compatível com o iFood é um exemplo de como a voz facilita a vida”, disse Martins.

Robôs, inteligência artificial e assistentes de voz serão cada vez mais explorados nos próximos anos. O assunto foi explorado recentemente por nós em uma reportagem com Gil Giardelli, cofundador da PlugInBot, e a robô Pepper.

Alexa, me conte uma história

Além da ampla gama de opções de interação com a Alexa, ela também poderá ler histórias. A Mauricio de Sousa Produções desenvolveu uma Skill com histórias novas e exclusivas da Turma da Mônica.

Mauricio disse que a parceria com a Alexa aproxima as produções dos fãs “por meio da Alexa, facilitando essa interação tão necessária na era da conectividade”.

Os desenvolvedores interessados em aplicar Alexa Skills aos seus produtos, podem conferir mais detalhes nesta página.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.