Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

Cliente 4.0: como compreender o novo comportamento do consumidor

Varejo e a Indústria de Serviços recorrem à tecnologias emergentes como IA e Internet das Coisas e mudam também a nossa vida como clientes

Marco Juarez Reichert*
17:09 pm - 03 de setembro de 2021
Shutterstock

Já não é mais novidade que estamos vivenciando um mundo altamente disruptivo nas questões de tecnologia, o que tem provocado transformações impactantes nas empresas e, o principal, na vida das pessoas. Este novo tempo é chamado de “Indústria 4.0”, ou de “Quarta Revolução Industrial”. O nome vem da origem nas fábricas alemãs, há menos de uma década, mas ela transcende os limites da indústria e permeia todos os tipos de negócios e a sociedade, de forma muito ampla.

Dentre as tecnologias mais empregadas, que habitam o nosso cotidiano, temos a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), o Big Data, a Impressora 3D, a Nano e a Biotecnologia, Machine Learning, a Conectividade e a Tecnologia Cognitiva. Sabemos o quanto a Indústria, para ser competitiva, deve evoluir das Revoluções Industriais anteriores e fazer uma imersão na Quarta, se ainda não o fizeram. O Varejo e os Serviços têm aplicado várias das tecnologias citadas, e cada vez mais, o que tem mudado a nossa vida, como clientes.

É facilmente perceptível a competição ferrenha entre os grandes varejistas nacionais e internacionais. Um dos aspectos que os diferenciam é o tempo de entrega. Estão disputando o lugar no topo do pódio, referente à corrida pela entrega mais rápida do mercado. Mas de onde vem esta estratégia de conquistar o consumidor e tornar ele fiel à marca? É o que em Marketing se costuma chamar de fidelização do cliente, condição essa para a longevidade do negócio.

Empresas perenes são aquelas que sabem se adaptar às mudanças. O momento de transformação avassaladora atual exige que as organizações mirem na interpretação do que está acontecendo e obtenham lucratividade única e sustentável, no ambiente a qual estão inseridas. Um consumidor é aquele que compra uma vez, mas o consumidor se torna cliente, se prestigiar a marca com a qual entende que suas expectativas são atendidas e, preferencialmente, surpreendidas, positivamente. É com o encantamento que o cliente segue uma marca.

Além do preço, claro, o prazo de entrega é um grande diferencial. Uma empresa do varejo que entregar os pedidos em menos de 24 horas, talvez se diferencie, vantajosamente, das demais. Pode ser que tenha adquirido o status tão almejado de ser a única a conseguir tal façanha. O que a leva a essa capacidade? São decisões internas, muitas delas ligadas à inovação de seus processos, ao uso das novas tecnologias desta era, a quebra de paradigmas da sua Governança Corporativa, a correta leitura do mercado, dos investimentos em ferramentas digitais e muito em logística. Mas, a compreensão do novo comportamento do consumidor, pode representar a maior virtude dessas empresas que se destacam no mercado.

A pandemia da Covid-19 acelerou a inserção das pessoas no mundo digital, o que provocou, mais rapidamente, mudanças comportamentais de compra de produtos e serviços. Antes da pandemia o mercado de vendas on-line, o e-commerce, vinha crescendo muito e contava com algumas grandes organizações, que “surfavam” bem na onda. Com as regras de contenção da pandemia, as pessoas passaram a ficar mais em casa e a dedicarem muitas horas navegando pela internet. Quem ainda não sabia, aprendeu a fazer compras de lojas e restaurantes usando seus aplicativos. Sem se deslocar, o que economiza tempo e dinheiro, o consumidor faz sua pesquisa na rede por aquele produto ou serviço que cumpra com os seus requisitos para efetuar a compra. Em poucos minutos ele é capaz de selecionar a oferta mais atrativa, em seus vários aspectos, dentro da maior comodidade.

Há poucos anos o comércio nem seria capaz de atender a contento a demanda atual pelos meios digitais. A exigência deste consumidor, que chamamos de “Cliente 4.0” é cada vez maior. O que levava semanas para ser entregue passou a ser um impeditivo para ele fidelizar uma marca. As empresas que souberam decifrar essa ansiedade pelo imediatismo, impulsionaram suas lideranças internas para que encontrassem os meios para atender esse novo tipo de cliente. Ele quer preços competitivos, prazo de entrega sempre menor e, de alguma forma, ser encantado.

O Marketing 4.0, o “caminho das pedras” que melhor se enquadra para a época que estamos vivendo, deixou de lado o foco no cliente, para tê-lo como centro dos negócios. Não é mais a empresa que tomas suas decisões, unilateralmente. É o cliente que decide os rumos a serem tomados. Um hábito que se consolida é o de verificar os comentários, elogios e queixas sobre determinado produto, serviço ou mesmo empresa, usando as redes sociais.

O consumidor pode destruir um negócio inteiro, mas também pode elevá-lo para níveis invejáveis. Ele está mais empoderado do que jamais esteve e que bom que seja assim. Para o comércio estabelecido para atendimento presencial, uma atenção especial é exigida de seus empreendedores e gestores. Sempre vamos ter consumidores que fazem questão de ir a uma loja para comprar, mas como fazer com que ele retorne e efetive ali as suas compras? É o grande desafio da sobrevivência do negócio.

Espelhar-se em quem está exitoso e fazer melhorias incrementais, as quais se adaptam à sua cultura e processos internos, pode ser uma saída. Mas o que funciona para um, não significa que vá dar certo para outro. É um mundo onde a complexidade, as incertezas e a volatilidade do mercado fazem com que as decisões corretas a serem tomadas sejam muito difíceis.

A colaboração é a recomendação para alcançar este objetivo. Ouvir os colaboradores e não apenas a direção, bem como a “voz do cliente”, faz total diferença. Os prestadores de serviços e de produtos que não souberem se adequar a esse novo perfil de cliente, perderão o “trem da história” e vão fazer coro àquelas empresas, grande e pequenas, do “eremitério digital”, expressão para designar o contexto daqueles que “morrem” e vão para o lugar comum que a eles corresponde. Em suma: como se destacar da concorrência, como ser único? A empresa pode não ter feito ainda esta descoberta, mas o Cliente 4.0 sabe muito bem o que significa e é ele quem decide.

*Marco Juarez Reichert é Autor dos livros: “A Metamorfose do Vencedor – Mudar Para Não Morrer” e “Gestão sem Estresse – Técnicas e Ferramentas Simplificadas”, Empreendedor, Conselheiro de Administração certificado (IBGC) e Consultor Empresarial

Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados