ClickBus adota AMP e aumenta vendas de passagens em 15%

Com tecnologia que simplifica a programação de páginas de web, empresa reduziu tempo de carregamento do site para 0,3 segundo

Author Photo
11:41 am - 10 de dezembro de 2018
smartphone ônibus smartphone ônibus

A ClickBus, plataforma brasileira para compra on-line de passagens de ônibus, apostou na tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages), com base em modelo de iniciativa open source, para simplificar a programação e o desempenho de seu portal.

Com a tecnologia, a empresa reduziu o tempo de carregamento de seu site móvel e também tornou mais rápido o acesso de seus usuários, aumentando o número de passagens de ônibus vendidas em 15%.

O pontapé inicial do projeto foi dado em julho deste ano, quando a ClickBus participou de um hackathon promovido pelo Google, que apoia o modelo de AMP. Durante a maratona de programação, os desenvolvedores da companhia implementaram AMP em todas as páginas da plataforma, reduzindo seu tamanho em cerca de 80%.

Por meio de testes usando Google Ads, a ClickBus viu que a que taxa de rejeição (bounce rate) do site caiu em 58% para usuários que chegaram até o site por meio da busca do Google e que a taxa de conversão subiu 11% para o mesmo segmento. Considerando o mês de outubro, as páginas com AMP passaram a representar 22% dos acessos ao site móvel da ClickBus e 25% da receita gerada.

Diego Roiuk, diretor de produtos da ClickBus, comenta que, com o constante aumento do uso de smartphones para acessar a Internet, focar em soluções móveis como o AMP foi um passo natural. “Os resultados superaram nossas expectativas e confirmam que, com um site mais rápido, podemos oferecer uma experiência melhor para os nossos usuários, que estão felizes e mais disposto a comprar”, destacou.

Rodrigo Baroni, especialista de produto do Google, garante que sites que adotam a tecnologia AMP carregam seu conteúdo, em média, em menos de 1 segundo quando carregadas a partir da Busca do Google usando o sistema de cache nativo.

A tecnologia AMP

O projeto AMP, lançado em 2016, é uma iniciativa de código aberto com o objetivo de criar uma web melhor para todos. O projeto possibilita a criação de sites e anúncios rápidos, atraentes e de alto desempenho em vários dispositivos e plataformas de distribuição, garantindo um funcionamento perfeito e um carregamento quase instantâneo para os usuários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.