Claro lança 5G em 2,3 GHz em São Paulo e Brasília

Operadora é a segunda a anunciar serviços usando espectro licitado no leilão de novembro. Cobertura, no entanto, ainda chega a poucos bairros

Author Photo
6:04 pm - 22 de dezembro de 2021
5G, cidade Imagem: Shutterstock

Após a Algar Telecom, agora é a vez da Claro anunciar a disponibilidade comercial de 5G em uma faixa licitada durante o leilão da Anatel, encerrado em novembro. A empresa anunciou nessa quarta (22) a disponibilidade de serviços sob 5G na frequência de 2,3 GHz em São Paulo, capital, e Brasília (DF) – a mesma utilizada pela concorrente mineira e ideal para infraestruturas híbridas, ou seja, que combinam equipamentos de quarta e quinta geração.

A novidade está sendo lançada após a operadora realizar “diversos testes”, o último durante etapa da Stock Car 2021 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na ocasião a empresa agregou 100MHz da faixa de 3,5GHz aos 50MHz do 2,3GHz.

Leia também: Ransomware dirigido a companhias cresce 150% no Brasil

“É um espectro coringa, que pode ser utilizado tanto para o 5G quanto para o 4,5G, tem alta capacidade de transmissão e se adapta muito bem à realidade das capitais”, explica em comunicado Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro para consumo e PMEs.

Em Brasília, o lançamento estará disponível inicialmente na Asa Norte, região da primeira antena com 2,3Ghz ativo. Nos próximos dias, diz a Claro, mais sites serão liberados em pontos estratégicos da Asa Sul e Setor Comercial. Em São Paulo, são dois sites em soft launch, nas regiões do Itaim e Vila Nova Conceição. Ainda no primeiro trimestre de 2022 a operadora promete ampliar o sinal para a região da Marginal Pinheiros, utilizando o espectro de 2,3 GHz para 5G e 4,5G.

Clientes da Claro com planos ativos e aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G na faixa de 2300MHz estarão aptos a navegar nestes bairros em uma rede 5G, diz a empresa. A banda deve permitir mais usuários conectados em uma mesma antena, com ganho de capacidade, velocidade e experiência, diz a Claro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.