Claro inaugura rede 5G dentro de bairros em São Paulo e Rio de Janeiro

Velocidade do serviço chega a mais de 400 Mb/s de velocidade de download, até 12 vezes mais rápido que 4G; uso, porém, é bastante restrito

Author Photo
11:00 am - 09 de julho de 2020

A Claro anunciou nesta quarta-feira (8) uma ativação de sinal contendo a tecnologia 5G, que será implementada inicialmente em alguns bairros das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para colocar essa versão da nova tecnologia (chamada 5G DSS), a empresa está utilizando frequências já existentes dos sinais 2G, 3G e 4G. 

O DSS que acompanha o 5G é a sigla em inglês de uma tecnologia chamada Compartilhamento Dinâmico de Espectro, que permite, com base das frequências já existentes, oferecer a conexão ultrarrápida para os aparelhos compatíveis com a nova rede, construída em parceria com a Ericsson

“O 5G DSS revela-se uma forma de trazer evolução gradativa e que vem sendo utilizada como alternativa pelas maiores operadoras do mundo, inclusive em economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Europa, e onde o espectro de 3,5GHz e de ondas milimétricas já foi alocado” afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo e PME da Claro. 

A má notícia é que, no momento, apenas o recém-lançado smartphone Motorola Edge, cujo processador e modem (ambos da Qualcomm) suportam o DSS. Porém, com a chegada de novos aparelhos, esse número deve aumentar.

Um ponto interessante é que, apesar de a operadora recomendar a aquisição de um plano específico para uso da tecnologia, via de regra ela estará disponível de forma gratuita para todos os aparelhos compatíveis. 

Tecnologia preview 

Quando o 5G estiver totalmente instalado no país, ele pode alcançar uma velocidade de acim de 1Gg por segundo, bem superior à conexão 4G, que não chega a 30Mb por segundo, em condições normais. A solução apresentada pela Claro não é tão potente como o 5G “oficial”, mas já é bem mais efetiva: 414 Mb por segundo, quase 12 vezes mais rápida do que a solução utilizada hoje em dia. 

Inicialmente, a rede 5DSS será implementada em São Paulo na região da Avenida Paulista e Jardins, gradativamente sendo ativada nos bairros Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, além da região da Av. Berrini e também de Santo Amaro, onde fica a sede da Claro em São Paulo. 

Já no Rio de Janeiro, a nova rede será iniciada Ipanema, Leblon e na região da Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica no Cantagalo, e expandida do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana. 

Em comunicado, a empresa explicou a implementação do 5DSS nessas regiões, notoriamente abastadas, por conta de “fatores como demanda atual de tráfego e crescimento ao longo do último ano, infraestrutura de rádios já modernizada para oferta do 4.5G, além da penetração de smartphones de última geração e densidade populacional”. 

A empresa também anunciou que oferecerá sua versão do 5G para algumas iniciativas sociais em São Paulo: Instituto Pró-Saber SP e a sede da Central Única das Favelas (CUFA), ambas localizadas em Paraisópolis.  

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.