Claro expande receitas com portal de APIs para clientes B2B

Liderado por Cesar Augusto dos Santos, Portal Claro Insight venceu prêmio Executivo de TI do Ano na categoria ‘Aumento de Receita’

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9:30 am - 01 de abril de 2022

Facilitar o acesso de clientes do mercado B2B a dados anonimizados através de APIs para gerar negócios, fomentar o desenvolvimento de serviços inteligentes e criar novas avenidas de receita. Esse foi o objetivo principal do projeto Portal Claro Insight, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2022 na categoria ‘Aumento de Receita’.

O Portal Claro Insight nasceu a partir de uma nova área dentro da Claro, voltada para o desenvolvimento de novos negócios. No mercado B2B, a empresa de telecomunicações gera receitas com uma série de produtos baseados em APIs, incluindo ofertas como o Claro Score, de score de crédito, e Claro Alerta, que identifica eventos de troca de chip.

A empresa, no entanto, identificou que vinha atuando com ciclos longos no desenvolvimento de novos serviços inteligentes de dados, o que afetava o time-to-market para clientes contratarem e integrarem as APIs. Desta dor, surgiu o plano de se criar um novo ambiente único, simples e ágil para facilitar a contratação e consumo de dados anonimizados, acelerando o ingresso de novas receitas.

Para o elaboração do projeto, a Claro criou uma squad dedicada ao desenvolvimento e evolução do portal, utilizando metodologia Ágil e foco total nos clientes internos e externos. Devido ao volume gigantesco de dados envolvidos e necessidade de alta disponibilidade, a opção foi por uma solução 100% em nuvem.

“Nosso maior desafio foi habilitar uma plataforma com velocidade e segurança”, contou Cesar Augusto dos Santos, CIO da Claro e líder do projeto premiado, em entrevista ao IT Forum. “Para isso, optamos por criar uma plataforma totalmente em nuvem, com habilitadores sólidos e com dados anonimizados. Foi fundamental a escolha de uma plataforma de API Management para dar velocidade e segurança, com controle e gestão sobre o uso e precificação dos acessos às APIs.”

Durante todo o processo de desenvolvimento, as equipes de tecnologia da empresa também colaboraram de perto com áreas como segurança, arquitetura, governança, integração e marketing. O resultado foi uma aproximação bem-vinda entre áreas de TI e negócio dentro da organização. “Um projeto como este só é possível com muita colaboração entre as áreas de TI e Negócio”, disse o CIO da Claro. “Não há mais segregação entre TI e negócio, os objetivos são comuns e todos trabalham por um único propósito.”

Resultados em números

Com seu novo marketplace de APIs, a Claro agora conta com um ambiente único e escalável para o consumo dos produtos de inteligência de dados por clientes. Os resultados do Portal Claro Insight já são palpáveis para a empresa: a disponibilização de um novo serviço para os clientes levava até 15 dias entre o fechamento do contrato e a utilização da API; hoje, o processo de contratação e integração da API aos sistemas do cliente é feito em apenas 1 dia.

O objetivo original de aumento de receitas também foi conquistado. O projeto gerou receita de R$ 3,6 milhões em 2021 e tem projeção de chegar aos R$ 8 milhões em 2022. “Acreditamos muito neste produto e entendemos que temos uma boa oferta para o mercado B2B”, pontuou dos Santos.

Para o CIO, o sucesso do projeto também vai além dos números positivos. O executivo celebra a integração que a iniciativa promoveu entre diferentes times da empresa, e o reconhecimento da iniciativa. “Por trás de uma premiação como esta, tem muito suor envolvido. Muita resiliência, vontade e garra de todo um time extremamente competente”, comentou dos Santos. “Estamos todos muito orgulhosos em receber este reconhecimento, que nos traz grande satisfação, mas também uma responsabilidade enorme em manter a qualidade em tudo que fazemos”, finalizou.

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