Claro, Embratel e AWS anunciam acordo estratégico de nuvem

Primeira iniciativa é um centro de inovação para criar soluções de cloud e telecom. Parceria também envolve transformação digital da operadora

Author Photo
4:29 pm - 26 de março de 2021
Gartner

A Claro, a Embratel (ambas empresas do grupo América Móvil) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram conjuntamente nesta sexta-feira (26) uma parceria para impulsionar a adoção de aplicações em nuvem no país. Com o acordo, a participação dos produtos de nuvem da Amazon cresce na estratégia de inovação e nos lançamentos de serviços e produtos da Claro (que atende consumidores finais) e da Embratel (B2B e governo).

Não foram revelados valores.

A primeira iniciativa é a adoção da nuvem da AWS em um Centro de Excelência de Cloud (Cloud Center of Excellence, ou CCoE). A estrutura apoia a adoção de soluções em diversas iniciativas, segmentos e portfólios da empresa. A AWS capacitou cerca de 350 especialistas da Claro, e as empresas devem ainda compartilhar esforços comerciais, de desenvolvimento e de suporte.

Leia mais: Com visão de produto, TI da Claro avança transformação digital

Além do CCoE e da atuação conjunta com aplicações em nuvem, a integração de novas soluções da AWS no portfólio da Claro e da Embratel também deve ocorrer nesse período. São exemplos as ofertas de serviços gerenciados de computação e armazenamento (AWS Outposts) e edge computing (AWS Wavelength).

Em comunicado conjunto, as empresas dizem que a nuvem é primordial na evolução do negócio e dos serviços das operadoras. Isso deve ser ainda mais importante com a chegada do 5G, que deve potencializar a criação de soluções digitais que usam a nuvem, particularmente edge computing, que “será crucial para reduzir latência e possibilitar controle e automação de processos em tempo real”.

Outro ponto de melhoria anunciado pela parceria é na infraestrutura de rede fixa e móvel. Cada vez mais baseadas em software, a nuvem viabiliza uma arquitetura de serviços e virtualização de elementos e funções de missão crítica aprimoradas, diz a empresa.

Transformação interna

Com o anúncio, a Claro também promete acelerar a transformação dos processos internos, usando metodologia ágil no desenvolvimento de soluções, incluindo comércio eletrônico, atendimento digital, sistemas de gestão, automatização e produtividade. No segmento de grandes empresas e governo, a Claro também quer expandir a atuação em soluções de Internet das Coisas, com arquiteturas baseadas em microsserviços, através da Embratel.

“Com a tecnologia 5G, cada vez mais será necessário o processamento de aplicações de alta performance e baixa latência. Trata-se do momento ideal para fortalecermos a parceria com a AWS”, diz em comunicado Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.