Claro é a melhor para ligações no WhatsApp, aponta OpenSignal

Novo relatório da OpenSignal mede qualidade e velocidade de conexões móveis do Brasil

Author Photo
3:23 pm - 16 de janeiro de 2020

A nova edição do relatório de conectividade da OpenSignal traz novos dados sobre as quatro principais operadoras de telefonia no Brasil. Com foco na conectividade 3G e 4G, o relatório mostra uma boa briga entre Claro e TIM.

Entre os destaques, a OpenSignal destaca o impacto da implantação do espectro de 700 MHz para usuários do 4G. Após a adição, usuários têm desfrutado médias maiores de velocidade de download. Isto também impacta em aplicativos que permitem fazer ligações, por exemplo.

Para montar o relatório, foram considerados 4 milhões de dispositivos e 5,16 bilhões de medições entre 1 de setembro e 29 de novembro.

Foi constatado que a Claro, mais uma vez, ficou em primeiro lugar em velocidade de download com 21,5 Mbps. A Vivo, que vem em segundo lugar, atingiu velocidades de 15,1 Mbps. Logo em seguida vem TIM (12,4 Mbps) e Oi (8,9 Mbps).

Em upload, a Claro também está em primeiro com média de 7,6 Mbps. Vivo e TIM vem em segundo e terceiro lugares com 5,4 Mbps e 5,1 Mbps, respectivamente. Em quarto, a Oi marcou 3,3 Mbps.

OpenSignal velocidade de download nov 2019

A experiência no streaming de vídeo também foi medida para o relatório. Numa escala de 0 a 100 pontos, a Claro foi classificada como “boa” com 61,5 pontos. TIM e Vivo vem logo em seguida com 59,8 e 59,3 pontos, respectivamente. A Oi, por sua vez, vem em quarto com 50,2 pontos, sendo classificada como uma experiência “justa”.

Ligações por WhatsApp

Esta também é a primeira vez que a OpenSignal mensura a qualidade em serviços de ligação over-the-top (OTT). Estes são oferecidos por aplicativos como WhatsApp, Skype ou Messenger, por exemplo.

Também numa escala de 0 a 100 pontos, a Claro ficou em primeiro lugar com 79,9 pontos. Já a TIM vem em segundo com 75,1 pontos; Vivo em terceiro com 74,5 pontos; e a Oi recebeu uma classificação “ruim” de 72,7 pontos.

Na experiência com latência, a TIM fica em primeiro lugar com 57,4 milissegundos de média. A Claro vem em seguida com 58,4 ms, Vivo em terceiro com 61,4 ms e Oi em quarto com 65 ms.

A OpenSignal aponta que “há muito espaço para melhorias” nas redes brasileiras. Em mercados desenvolvidos, para efeito de comparação, os níveis de resposta são abaixo dos 40 ms.

Com informações de: OpenSignal.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.