CI&T promove transformação de dentro para fora

O desenvolvimento de uma oferta que promete reposicionar as companhias na era digital, rendeu a Mauro Oliveira o prêmio de Executivo de TI do Ano na categoria Serviços – Executivo de Vendas

Author Photo
10:16 pm - 27 de março de 2018
Mauro Oliveira - Crédito Matheus Meireles Mauro Oliveira - Crédito Matheus Meireles

Um engenheiro de software que queria mudar o mundo. Assim Mauro Oliveira, vice-presidente Latam da CI&T, se define nos tempos da universidade. Alguns minutos de conversa revelam que essa característica permanece. Oliveira acredita na tecnologia transformadora, capaz de mudar a vida das pessoas.

Com essa crença, o vencedor do prêmio de Executivo de TI do Ano na categoria Serviços – Executivo de Vendas, construiu uma história de 21 anos na CI&T e participou ativamente do desenvolvimento de uma oferta que promete ajudar as companhias a se transformarem em empresas digitais para atender à demanda de consumidores cada vez mais conectados e exigentes e a acompanhar mudanças cada vez mais rápidas nos negócios.

“Essa oferta foi um grande marco para a empresa. Antes nosso foco era em tecnologia, o principal cliente era o CIO. Hoje, falamos também com o board das companhias. A transformação digital passa necessariamente por tecnologia, mas ela tem de engajar outras áreas de negócio, trabalhar próxima de onde começa a jornada do cliente”, destaca.

A oferta, nomeada “Lean Digital Transformation”, começou a ser desenhada em janeiro de 2017, e é baseada na própria história da CI&T. “A aplicação da filosofia de gestão Lean na CI&T tem mais de dez anos. Com os aprendizados dessa trajetória rumo ao formato digital desenvolvemos o nosso modelo de transformação”, afirma o executivo.

De acordo com ele, o princípio fundamental da metodologia Lean Digital é identificar o que é valor para o cliente e entregá-lo de forma rápida e contínua. “A transformação digital implica em velocidade, em uma visão centrada no cliente e direcionada por dados. Ela envolve pessoas e práticas capazes de garantir inovação, agilidade e geração de valor”, detalha. “Ela passa por uma mudança de cultura corporativa, por isso envolve diretamente o CEO. Trata-se de um projeto de grandes proporções. O board precisa acreditar e participar ativamente”, ressalta o VP.

Além da equipe de TI, que encabeça esse processo, áreas como RH e Marketing atuam fortemente na mudança. “A participação do RH é muito importante em função da necessidade de reestruturação das áreas de negócios, da questão da formação de liderança e da gestão da mudança. Já o MKT está cada vez mais orientado a dados, analisando informações em tempo real”, observa.

Demanda latente

Segundo o executivo, uma das razões do sucesso do projeto foi o fato de ter sido apresentado ao mercado na hora certa. “A área de tecnologia é pressionada para fazer essa transformação digital. Um dos nossos diferenciais foi a capacidade de tornar concreto um conceito tão etéreo, por podermos apresentar nossa própria experiência”, acredita. “Abordamos nossos clientes e aumentamos nossa proposta de valor. O objetivo é trabalharmos juntos para sermos um grande acelerador”, explica.

Um dos resultados mais representativos do sucesso da iniciativa é que ao longo de 2017 a CI&T recebeu a visita de mais de 80 CEOs de grandes empresas em sua sede em Campinas, no interior de São Paulo. Além disso, foram contabilizadas mais de 30 visitas por mês de outros C-Levels e diretores. “Eles precisam ver na prática e o fato de se deslocarem para outra cidade mostra a importância do assunto para as companhias”, diz.

Oliveira conta que empresas de diversos setores voltam suas atenções para o tema, especialmente aquelas que se relacionam com o consumidor final e, portanto, são ainda mais impactadas. “Mesmo indústrias tradicionais têm buscado ouvir mais o cliente”, destaca.

A transformação em números

A oferta Lean Digital Transformation possibilitou à CI&T manter o ritmo de crescimento superior a 20% em 2017, representando mais de R$ 80 milhões em novas receitas somente no ano passado. Também foram gerados R$ 220 milhões em pedidos e contratos assinados em 2017 e que serão executados em 2018.

Além do impacto em receita, a Lean Digital Transformation se tornou a principal oferta da companhia e elevou a proposta de valor, atingindo diretamente o board das maiores empresas. “Ela também aumentou o valor percebido pelos clientes, gerando diversos promotores de peso da nossa marca no mercado”, revela.

A expectativa para 2018 é manter o ritmo, atingindo 20% de crescimento da receita. “Essa oferta é nosso grande destaque. Os cases estão sendo gerados e isso retroalimenta a proposta. Depois que a empresa adota essa cultura de melhoria contínua, isso se torna um mantra. É um projeto que tem início, mas não tem fim”, conclui Oliveira.

Finalistas da categoria Serviços – Executivo de Vendas

1º Mauro Oliveira – CI&T

2º Renan Torres – América Net

3º Cleber Viana – Accenture

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.