Notícias

Cisco e V.tal firmam parceria para acelerar implantação de 5G

De olho na expansão e do mercado do 5G, a Cisco anunciou uma parceria com a V.tal para aumentar a capacidade de sua rede neutra de fibra ótica multi-local (multi-tenant) no Brasil. O acordo visa acelerar a entrega de serviços 5G, expandindo a conectividade em todo o país.

A V.tal é uma empresa de rede neutra de fibra ótica fim-a-fim. Ela se tornou uma das primeiras a implantar uma infraestrutura digital neutra no País. Na prática, essa condição permite que vários provedores de serviços móveis e fixos compartilhem a infraestrutura de maneira econômica.

Leia também: Intel reorganiza estrutura executiva na AL para reforçar atenção ao cliente

Ao compartilhar a rede da V.tal, os provedores e operadoras conseguem acelerar o tempo de comercialização no mercado e também focar na geração de receita dos novos serviços 5G. No total, a V.tal possui 450 mil quilômetros de fibra ótica terrestre, que conecta mais de 2.380 municípios do Brasil.

A Cisco informa que sua arquitetura de transporte de ponta a ponta convergente e automatizada, com Routed Optical Networking and Segment Routing, tornará a implantação e o gerenciamento da rede de fibra ótica mais fáceis e econômicos, além de aumentar a capacidade para V.tal.

Com o acordo, a Cisco também proporcionará à V.tal flexibilidade e agilidade para adicionar capacidade e expandir a rede à medida que as demandas de conectividade das operadoras e de seus clientes continuam crescendo.

Recent Posts

83% dos executivos dizem que transformação corporativa falha, aponta teya

A maioria dos programas de transformação corporativa não entrega o que promete. Essa é a…

45 minutos ago

STF julga recursos do Google e Meta sobre responsabilidade por posts ilegais

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na quarta-feira (10) os recursos apresentados pela…

46 minutos ago

Copa do Mundo deve impulsionar uso de IA para manter produtividade durante o expediente

A realização da Copa do Mundo FIFA de 2026 pode representar um dos maiores testes…

1 hora ago

Google e Monashees criam fundo para startups de IA no Brasil

O Google e a gestora de venture capital Monashees anunciaram nesta semana, durante o evento…

1 hora ago

Web Summit Rio 2026: aquisição, GPUs fracionadas e meta de capacitar 3 milhões em IA marcam a semana

O Web Summit Rio 2026, realizado entre os dias 8 e 11 de junho no…

3 horas ago

Skyone transforma plataforma de IA em marketplace de agentes para empresas

A Skyone anunciou na noite de quarta-feira, 10 de junho, o lançamento da Vertical AI,…

4 horas ago