Cisco Networking Academy atinge marca de 500 mil pessoas formadas no Brasil

Resultados foram colhidos desde 1999, ano do lançamento da iniciativa da Cisco no país

Author Photo
9:38 am - 01 de junho de 2022
Webex cisco Foto: Divulgação

A Cisco anunciou que seu programa de responsabilidade social corporativa de educação atingiu a marca de 500 mil alunos. O Cisco Networking Academy está presente no Brasil desde 1999.

A iniciativa oferece formação profissional na área de Tecnologia da Informação em parceria com instituições de ensino, como Senac, Senai, Centro Paula Souza, Rede dos Institutos Federais (CONIF), Fundação Bradesco e Escola de Comunicações do Exército, entre outras. Globalmente, o programa atingiu 15 milhões de pessoas de diferentes países.

Segundo a Cisco, atualmente o programa abrange 531 academias parceiras e 1.202 instrutores ativos. São cerca de 40 cursos, entre profissionalizantes e de inclusão digital, focados em segmentos com alta demanda de profissionais, como redes, segurança cibernética, Internet das Coisas  programação.

Leia também: Menos evangelização e mais capacitação marcam nova etapa da AWS no Brasil

A iniciativa também busca endereçar a lacuna de talentos do setor onde a Cisco se insere. Só no Brasil, há uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia. Segundo a Cisco, 97% dos estudantes egressos de cursos do Cisco Networking Academy alinhados a uma certificação da indústria, conquistaram um emprego ou oportunidade educacional.

“Há mais de 20 anos, o Cisco Networking Academy tem transformado a vida de alunos, professores e comunidades no Brasil com o poder da tecnologia, da educação e das oportunidades de carreira. Estamos muito felizes em ser a fonte de capacitação profissional para meio milhão de talentos brasileiros e continuaremos trabalhando rumo aos próximos 500 mil impactados, ampliando ainda mais a força de trabalho em TI”, comemora Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil.

Um dos destaques do Networking Academy no país é o programa CiberEducação, criado em 2020 como parte do programa de aceleração digital da Cisco, Brasil Digital e Inclusivo, para preparar a próxima geração de profissionais de segurança. Já foram formados mais de 2.500 alunos em três edições do programa, por meio de cursos profissionalizantes em segurança digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.