Notícias

Cisco e Senai-SP anunciam parceria para digitalização da indústria

A Cisco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo anunciaram nesta quarta (7) uma parceria que compreende iniciativas de transformação digital para a indústria brasileira. O acordo inclui o desenvolvimento de projetos de automação industrial, indústria 4.0, telecomunicações, 5G e segurança cibernética.

Uma das iniciativas é a implantação de soluções de comunicação, conectividade e cibersegurança no Senai Indústria 4.0 OpenLab, laboratório de capacitação de profissionais em metodologias e tecnologias de suporte à indústria 4.0. O objetivo é que estudantes e empresas possam ver na prática a integração de tecnologias de informação e automação em uma planta industrial real.

O OpenLab fica em localizado em São Caetano (SP), e também permite acesso remoto por meio de outras unidades Senai-SP ou da casa de alunos e professores, usando ferramentas de colaboração e acesso remoto. A implantação das soluções foi realizada em conjunto com a Nexa, parceria de negócios da Cisco e integradora de soluções de TI e automação.

Leia mais: KPMG: adoção de IA dispara durante pandemia e preocupa líderes

Outra iniciativa é a realização de estudos de maturidade em indústria 4.0 baseados na metodologia da VDMA (Mechanical Engineering Industry Association). Eles serão conduzidos em um conjunto de empresas brasileiras, permitindo identificar o estágio atual da adoção das práticas e tecnologias e desenhar um plano de ação para transformação digital das companhias.

“A transformação digital da indústria vai além da adoção de tecnologias habilitadoras para o que chamamos de indústria 4.0. Ela inclui também investimentos em inovação, a transformação de processos e, principalmente, a transformação de pessoas”, diz em comunicado Ricardo Mucci, country manager da Cisco do Brasil.

Iniciativas anteriores

Cisco e Senai-SP já trabalham juntas desde o lançamento do Programa de Inovação Aberta em Indústria 4.0, lançado em janeiro como parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo. O programa selecionou cinco startups com projetos de tecnologias para indústria 4.0, atualmente em processo de aceleração e mentoria.

O Senai-SP também é um parceiro do programa de educação e empregabilidade da Cisco, o Networking Academy. Também tem trabalhado com a Cisco para capacitar profissionais em cibersegurança dentro do Programa CiberEducação.

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

13 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

2 dias ago