Cisco e OEA lançam fundo para financiar inovação em cibersegurança

Fundo de US$150 mil financiará projetos de inovação na América Latina; parceria também lança cursos gratuitos sobre cibersegurança

Author Photo
3:06 pm - 14 de maio de 2020
cisco, logo Foto: Shutterstock

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Cisco anunciaram recentemente a abertura de um fundo de US$150 mil para financiar projetos de inovação na América Latina. O objetivo da iniciativa é fomentar a criatividade e a inovação na execução de projetos de cibersegurança no contexto da pandemia de Covid-19. O processo e os requisitos para submissão de projetos serão anunciados em breve.

Como parte da parceria, ambas anunciaram também o lançamento da segunda fase dos cursos de cibersegurança, com o suporte do programa Cisco Networking Academy. Os cursos, que já foram disponibilizados em 2019, agora incluem um programa de distintivo digital que permitirá que os participantes também recebam este reconhecimento após a conclusão bem-sucedida do curso. Esses distintivos são destinados para uso pessoal e profissional nas redes sociais, a fim de ampliar as possibilidades de carreira dos participantes.

A proposta acadêmica de 2020, que estará disponível na América Latina até 30 de agosto, será composta por dois cursos gratuitos: Introdução à Cibersegurança e Fundamentos da Cibersegurança. O primeiro dará aos estudantes o conhecimento básico de como navegar na internet com segurança, bem como um panorama das oportunidades de carreira nessa área, enquanto o segundo vai explorar mais profundamente aspectos específicos da segurança cibernética, tais como detecção de ameaças e defesa. Os cursos estarão disponíveis em espanhol, português, francês e inglês na página da iniciativa.

“Iniciativas educacionais que respondam aos atuais desafios tecnológicos e contribuam para qualificar profissionais de cibersegurança são de máxima importância para o futuro da região e para nossa aspiração de conceder mais direitos a mais pessoas. Essa colaboração entre a OEA e a Cisco é um ótimo exemplo de como os setores público e privado podem, juntos, atender às necessidades de formação continuada e promover as melhores práticas do mercado”, afirma Farrah Urrutia, secretária de Segurança Multidimensional (SSM) da OEA.

“Nossa equipe na Cisco está trabalhando duro para garantir que, mesmo durante este período de incertezas, a aprendizagem e a qualificação não sejam paralisadas”, diz Laura Quintana, vice-presidente e gerente geral da Cisco Networking Academy. “Estamos apoiando milhares de educadores ao redor do mundo que estão adotando o ensino a distância, com o Cisco Webex, e o Cisco Networking Academy está promovendo o acesso on-line inclusivo e global a cursos de TI e cibersegurança a partir de nosso portfólio educacional, abrindo um mundo de possibilidades para as pessoas na economia digital.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.