Cisco e Apple ampliam parceria com foco em segurança

Author Photo
9:01 am - 27 de junho de 2017

Tim Cook, CEO da Apple, foi a grande surpresa do primeiro dia do Cisco Live!, evento anual da Cisco realizado em Las Vegas (EUA). O executivo foi convidado pelo CEO da anfitriã da conferência, Chuck Robbins, para subir ao palco durante a abertura do encontro. Em bate-papo de cerca de 15 minutos, o principal tema foi a ampliação da parceria entre as duas gigantes, sobretudo para aprimorar a segurança de empresas e usuários.

O foco é oferecer visibilidade e controle de segurança para a força de trabalho móvel, integrando melhores experiências em aplicativos para iPhone e iPad em redes corporativas, tornando os dispositivos mais eficazes nas redes construídas com equipamentos Cisco.

As companhias iniciaram parceria há dois anos, quando a Cisco passou a fornecer serviços otimizados para dispositivos iOS, nuvem e ferramentas de colaboração, como Spark e Webex.  Alguns aplicativos foram integrados. Um exemplo é quando o usuário seleciona um contato da agenda e uma das opções é utilizar o Spark. O próximo passo nesse sentido é integrar o calendário dos dispositivos Apple com o Webex.

Mas o foco, agora, é ir além da integração da colaboração mobile e unir a inteligência da rede Cisco aos dispositivos iOS. O grande destaque é segurança.

Ao explicar as maneiras como as empresas estavam preparando melhorias para o iOS 11, próxima atualização do sistema operacional da Apple, Cook comentou que a comunidade de hackers não se trata mais apenas de hackers, mas sim de empresas sofisticadas, por isso os cuidados precisam ser ainda maiores.

Em resposta, as empresas pretendem criar mecanismos para bloquear e-mails de phishing que parecem ter sido enviados por um conhecido, mas na verdade são ataques muito bem articulados.

Nesse ponto, Cook arrancou gargalhadas do público, quando disse que, se uma empresa estiver usando Cisco e Apple, a combinação o fará mais seguro do que a utilização de outro sistema operacional – claramente referindo-se ao Android, desenvolvido pelo Google.

Novidade
A novidade que as empresas preparam é o aplicativo Cisco Security Connector para iPhone e iPad, com foco no público corporativo, que será lançado durante o outono (a partir de setembro no hemisfério norte), segundo David Ulevitch, VP do grupo de security business da Cisco. O foco é ajudar os clientes a tornarem os negócios mais conectados, colaborativos e seguros em todo o mundo.

A solução foi projetada para fornecer visibilidade, controle e privacidade para dispositivos iOS. O Cisco Security Connector oferece às organizações a visão mais detalhada do que está acontecendo em dispositivos móveis de propriedade corporativa e fornece proteção para usuários em qualquer lugar que eles estejam. O objetivo é que as empresas possam atender aos requisitos de conformidade, além de expandir a adoção do iOS de novas maneiras.

*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Cisco

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.