Com as organizações colocando os funcionários para trabalharem de suas casas devido à pandemia do novo coronavírus, plataformas de colaboração e videoconferência se tornaram mandatórias para manter a produtividade e continuidade dos negócios. No caso da Cisco, a plataforma Cisco Webex viu um grande salto no número de usuários nos últimos dois meses. Durante o Cisco Live! que acontece nesta terça (16) e com programação que se estende até amanhã, Jave Khan, Vice-presidente e General Manager para Collaboration Group da Cisco destacou que o Cisco Webex mais do que triplicou o seu volume normal de acessos em abril, com mais de 500 milhões de usuários. O Webex, agora roda, segundo a Cisco com capacidade três vezes maior que o período pré-pandemia.
Atualizações para a plataforma foram destaques durante o keynote de abertura da conferência. Esta também afetada pela covid-19. Originalmente, o evento aconteceria presencialmente entre os dias 31 de maio a 4 de junho, em Las Vegas e ganhou formato virtual para ser apresentado nos dias 2 e 3 de junho. A Cisco, entretanto, recuou das últimas datas em respeito aos protestos antirracistas que tomaram os Estados Unidos desde o dia 25 de maio, dia que marcou a morte brutal do ex-segurança negro, George Floyd, morto por um policial branco, em Mineápolis. Ao abrir o Cisco Live! Chuck Robbins, CEO e chairman da Cisco, falou sobre os desafios colocados pela pandemia da covid-19 e que as questões sobre desigualdade e injustiça racial também eram pauta entre as reuniões semanais dos times da companhia. “Se 2020 trouxe toda essa dor e raiva, acredito que podemos assumir os desafios e transformar o ódio em esperança. Estamos aqui para falar sobre possibilidades”, pontuou.
Se há um discurso quase unânime entre as organizações que projetam uma retomada presencial aos escritórios após o relaxamento da quarentena é que a vida que deixamos para trás antes da covid-19 não será mais a mesma. Companhias que antes se mostravam resistentes ao modelo do trabalho remoto agora se viram obrigadas a ceder e gigantes de tecnologia como Facebook e Twitter puxam o coro para defender um home office perene.
Entretanto, o trabalho à distância em escala impõe uma série de desafios. Pesquisa da Cisco, a CIO Perspectives 2020, indica que mais de dois terços dos CIOs afirmam que a complexidade da TI é um dos maiores desafios na busca por caminhos neste período. Segundo a companhia, entre as dúvidas levantadas pelos gestores estão “Como apoiar melhor os trabalhadores remotos?” e ainda “Como criar um ambiente de reunião mais seguro no escritório?”.
Segundo a Cisco, atualizações para o Cisco Webex Control Hub vão de encontro para atender esses questionamentos das equipes de TI. O Control Hub consegue cobrir tanto os funcionários que estão em casa quanto aqueles que se preparam para voltar aos escritórios, com as cargas de trabalho e insights gerados podendo ser gerenciados em uma única tela.
Neste cenário a assistente de voz do Cisco Webex apresentada no ano passado, a Webex Assistant, encontra sua vocação. Ela pode ser ativada no Control Hub para acionar dispositivos espalhados por salas de reunião. Ative ela por voz e você não precisará tocar em nenhuma tela, reduzindo assim as possibilidade de contágio. O Control Hub ainda consegue oferecer informações detalhadas sobre utilização de salas de reunião para definir cronograma de limpeza, assim como projetos para uma futura configuração do escritório. A oferta também ganhou recurso de comunicação unificada (UC) conectado à nuvem, que simplifica os fluxos de trabalho da TI para instalações híbridas e analítica ampliada do Webex Calling.
A Cisco também informou que está ampliando a segurança da plataforma de videoconferência Webex Meetings, que pode ser utilizada por qualquer pessoa. Recursos de retenção e prevenção de perda de dados (DLP), o Legal Hold e o eDiscorcovery, desenvolvidos a partir dos recursos de segurança criados dentro da plataforma Webex, agora se estendem ao Webex Meetings. “Isso dá um nível de segurança e proteção sem precedentes a todos os conteúdos de reuniões – gravações, transcrições, itens de ação e destaques”, explicou a companhia.
As opções de criptografia de ponta a ponta para incluir a criptografia AES 256 Bit no modo GCM também foram expandidas. De acordo com a Cisco, tal atualização fornece maior proteção dos dados de reuniões e resistência contra adulterações.
A Cisco também anunciou nesta terça-feira integração do Webex Teams ao Box, plataforma de gerenciamento de conteúdo na nuvem. A solução é usada por 68% da Fortune 500 e por cerca de 100 mil empresas no mundo todo. A companhia de Los Altos, Califórnia, tem avançado em parcerias com grandes nomes de tecnologia. Em março deste ano, a Box e Microsoft anunciaram parceria e interações com a plataforma Microsoft 365. Na prática, com a parceria entre Box e Cisco, clientes da empresa de segurança empresarial podem optar por usar o Box para compartilhar arquivos.
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