CIOs são protagonistas do pós-pandemia, indica estudo

CIO Study 2021 revela que nuvem híbrida é a base para fluxos de trabalho inteligentes alimentados por IA

Author Photo
4:07 pm - 13 de dezembro de 2021
mulher, tecnologia Imagem: Shutterstock

A maior parte dos CIOs (90%) no Brasil definiram e implementaram uma estratégia abrangente para trabalho remoto e 40% relatam que poderiam executar seus negócios em um ambiente puramente virtual. É o que aponta o CIO Study 2021, feito pelo Institute For Business Value (IBV) da IBM.

De acordo com a pesquisa, a influência dos CIOs está crescendo à medida que a tecnologia se tornou essencial para as companhias pesquisadas durante a pandemia. Quando questionados sobre quem da sua equipe desempenhará o papel mais crucial para a sua organização nos próximos três anos, 57% dos presidentes pesquisados no Brasil indicaram o CIO como o protagonista.

Além disso, 85% dos entrevistados brasileiros afirmam que a sua equipe desempenhou um papel vital para a resposta da empresa à pandemia. esse índice é mais alto do que todos os outros líderes pesquisados na América Latina.

Leia mais: Senado analisará PEC de benefícios fiscais para empresas de tecnologia

Para os entrevistados, a nuvem híbrida é a base fundamental para fluxos de trabalho inteligentes alimentados por IA. O número de CIOs pesquisados globalmente ​​relatando alta maturidade em suas operações de nuvem híbrida aumentou 700% em comparação com 2019.

No Brasil as áreas citadas como as que terão o maior impacto em tecnologia nos próximos três anos são: automação de processos, experimentação e descobertas baseadas em dados (40%); expansão do mercado e agilidade organizacional (37%); transformação da cadeia de abastecimento (35%).

Os CIOs brasileiros esperam investir nos próximos três anos em Internet das Coisas (60%), automação (55%), bem como 5G e inteligência artificial (52%). Muitos CIOs no Brasil também estão procurando usar a tecnologia para impulsionar o progresso em relação a temas como sustentabilidade: 32% dos executivos pesquisados ​​no país esperam que a tecnologia tenha um impacto significativo na sustentabilidade nos próximos três anos – uma das principais áreas de foco mencionadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.