Notícias

CIOs brasileiros confiam em infraestrutura de TI atual para demandas da IA

Muitos líderes de TI estão preocupados que o avanço da inteligência artificial sobrecarregue suas infraestruturas de TI. De acordo com o Global Tech Trends Survey 2023, da Equinix, 42% dos ouvidos acreditam que sua infraestrutura de TI existente não está totalmente preparada para as demandas da IA. Já os CIOs brasileiros parecem estar mais confiantes do que a média global. Somente 22% deles revelaram preocupações com a infraestrutura digital.

“Os líderes de tecnologia em todo o mundo estão acelerando a integração da IA em suas organizações, e ela está se tornando cada vez mais uma capacidade crítica para habilitar sistemas inteligentes e autônomos que alimentam um negócio moderno. Aqueles que não conseguirem maximizar seu uso podem ficar para trás”, alertou Kaladhar Voruganti, Tecnólogo Sênior da Equinix.

A adoção de IA está aumentando em todos os setores da indústria, reforçou a Equinix. Três quartos (75%) dos 2.900 tomadores de decisão de TI entrevistados em todo o mundo estão buscando se beneficiar das vantagens da IA e já estão usando ou planejando usá-la em várias funções-chave. As organizações são mais propensas a usar IA, ou planejam fazê-lo, em operações de TI (85%), seguida por segurança cibernética (81%) e experiência do cliente (79%).

Leia também: Empresas brasileiras caminham para a nuvem sem plano estruturado, diz Logicalis

No Brasil, as operações de TI também são a função mais citada (97%), com experiência do cliente (96%), marketing (92%) e vendas (91%) na sequência.

“O desenvolvimento bem-sucedido de modelos precisos de IA depende do acesso seguro e de alta velocidade a fontes de dados internas e externas que podem estar espalhadas por várias nuvens e data brokers”, acrescentou Voruganti. “Por exemplo, à medida que as empresas embarcam na criação de suas próprias soluções de IA generativa privada, elas podem querer processar seus dados confidenciais em um local privado e seguro com acesso de alta velocidade a fontes de dados externas e modelos de IA”.

Voruganti lembra que as empresas estão entrando em uma era em que mais dados estão sendo gerados na borda, o que cobra do processamento de IA se mover também para a borda por razões de desempenho, privacidade e custo.

“Para satisfazer os requisitos acima, os líderes de tecnologia podem implementar soluções híbridas onde o treinamento de modelos de IA e a inferência de modelos podem ocorrer em diferentes locais. Em última análise, para criar soluções de IA escaláveis, as empresas devem considerar se suas estruturas de TI podem acomodar a inclusão, o compartilhamento, o armazenamento e o processamento de dados necessários de conjuntos de dados massivos e diversificados, mantendo a sustentabilidade em mente”, aconselhou.

Além das atualizações da infraestrutura digital, a pesquisa também destacou a necessidade de educação e colaboração para permitir que as equipes de TI otimizem a implantação dessa infraestrutura, com expertise em computação em nuvem sendo buscada por 51% dos que estão aumentando suas equipes de TI no Brasil. Proteção de dados (48%) e IA/ML (39%) também são bastante procurados.

“O Global Tech Trends Survey aponta que a IA é quase uma unanimidade entre as tecnologias em uso ou com mais chances de serem implementadas nos próximos anos no Brasil. Para alguns analistas, o país passou a investir em IA um pouco depois de países desenvolvidos, mas o que vemos é que agora os executivos estão confiantes e apostando na tecnologia”, disse Victor Arnaud, managing director da Equinix no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago