Cinco previsões para RPA em 2020

. A tecnologia tem provado seu valor constantemente e em 2020 não será diferente, pois ainda há muito a ser explorado.

Author Photo
12:36 pm - 19 de fevereiro de 2020
Nice Robotic

A cada dia novas empresas e executivos descobrem os benefícios da automação inteligente para a otimização de tempo. A tecnologia tem provado seu valor constantemente e em 2020 não será diferente, pois ainda há muito a ser explorado. Aqui estão as cinco principais novidades em RPA que podemos esperar para o ano.

1. A eliminação de quase todo o uso de papel em médias e grandes empresas

Com o surgimento de plataformas de RPA nativas da nuvem, tecnologias de machine learning que amadurecem rapidamente e compreendem a palavra escrita, possivelmente passaremos o ponto de virada para a adoção onipresente no próximo ano. Até 2025, haverá modelos de IA fáceis de implementar e que aprendem rapidamente para a grande maioria dos documentos em papel das empresas, para que os trabalhadores humanos nunca mais precisem processar uma nota fiscal.

2. Recessões econômicas vão acelerar a adoção de automação

Especialistas de empresas de investimento alertam para uma recessão global “iminente”, potencializada por um estoque global de US﹩ 13 trilhões em dívidas com rendimentos negativos. Nessa crise, as empresas precisarão encontrar novas maneiras de aumentar a eficiência, gerar receita e atender às necessidades dos clientes. Com 85% do mercado de RPA ainda inexplorado, a desaceleração econômica incentivará todas as empresas a mergulhar na automação.

3. A RPA desempenhará um papel importante nas iniciativas globais de privacidade e governança de dados

Com a chegada do 5G e a explosão de dispositivos conectados, a próxima década certamente será definida pelo Big Data. Nesta nova era, veremos ainda mais pressão sobre as empresas para serem totalmente transparentes sobre as informações que coletam e como são usadas, com legislações como o GDPR (na Europa) e a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, representando apenas a ponta do iceberg da governança de dados. Além disso, à medida que a inteligência artificial possibilita o aumento no número de malwares, os bots inteligentes e seguros serão uma linha de defesa crítica contra violações de dados.

4. Contratação de profissionais com conhecimento em RPA irá aumentar

Com mais de cinco mil vagas de empregos nos EUA, já existe uma demanda incrivelmente alta por especialistas em RPA. No próximo ano, as habilidades de RPA devem ser exigidas em todas as funções – desenvolvedores, analistas de negócios, gerentes de programas e projetos, entre outros – e em todos os setores – TI, BPO, RH, educação, seguros e bancos. Como resultado, o número de funções em aberto (e salários iniciais) tende a subir.

5. A automação inteligente (orientada por IA) substituirá totalmente a automação baseada em regras

Embora muitas plataformas RPA já ofereçam recursos de IA, hoje robótica de processos e inteligência artificial são usadas como duas entidades separadas – uma baseada em regras e a outra adaptativa e preditiva. No próximo ano, a RPA e a análise de processos serão totalmente infundidas com IA e machine learning, acelerando a exploração e descoberta de processos, simplificando drasticamente o esforço humano nessas áreas. No futuro, os bots poderão identificar automaticamente as melhores atividades para automatizar, agir com base nessa percepção e otimizar as implantações para garantir os melhores resultados possíveis.

Prince Kohli é CTO da Automation Anywhere

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.