Cinco motivos para implantar um sistema BRMS e automatizar as decisões de negócio

Novas plataformas BRMS ajudam os usuários a criar, executar e gerenciar modelos de domada de decisão com máxima facilidade

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6:39 am - 15 de fevereiro de 2016

As
novas formas digitais de aferição do ambiente de negócio estão ajudando
as empresas a enxergar certas oportunidades de negócio altamente
voláteis, algo que era quase impossível de se capturar antes das
plataformas de big data e de processamento de dados velozes.

O
problema é que, uma vez detectadas, estas oportunidades necessitam
também ser abarcadas pelos sistemas de oferta de produtos e serviços. O
que, na maioria dos casos,  exige a imediata tomada de decisões em
relação aos procedimentos táticos compatíveis com o atendimento da
demanda em questão.  

É
diante desse desafio que a otimização dos processos de gestão das
decisões do negócio começa a ser vista como um passo crucial para se
atingir o diferencial competitivo de uma empresa.

Do
ponto de vista da TI, um dos pontos trazidos por esta questão é que as
equipes de TI necessitam não só conhecer, descrever e mapear as regras
do negócio, mas também dispor de sistemas capazes de modificar
rapidamente estes modelos decisórios, à medida em que o ambiente externo
também evolua, gerando-se assim uma ação sincronizada.  

A
boa notícia para o mercado é que já existem alternativas viáveis às
soluções elitistas usadas até então, que foram dimensionadas para
usuários com grandes equipes de especialistas de TI e sem restrições de
mão de obra e orçamento.

Trata-se
da tecnologia BRMS (Business Rules Management Systems, no acrônimo em
inglês), um sistema que captura as lógicas de negócio e automatiza as
regras ao através das aplicações, permitindo que as regras sejam
representadas a partir de um simples e amigável formulário.

As
novas plataformas de BRMS ajudam os usuários a criar, executar e
gerenciar modelos de domada de decisão com máxima facilidade.  Ao
separar as decisões dos processos, o BRMS promove a redução de tempos
requeridos e incrementa a eficiência. Especialmente quando surgem
as necessidades de modificação nas regras de negócios, em resposta às
mudanças internas ou externas, tais como o aparecimento de ofertas de
novos fornecedores, ameaças competitivas ou alterações em regulamentos
setoriais ou de legislação.

Com
isto, as pequenas e médias empresas podem entrar de vez para o mundo da
automação de processos, envolvendo atividades como as de negociação,
atendimento personalizado, oferta inteligente de produtos (ou serviços),
roteirização de carga, suprimento, atendimento, suporte local ou
remoto, setup de produção, controle de qualidade, aferição de compliance
e todos os demais procedimentos que exijam decisões em cascata. 

Esta
oferta acessível de sistemas BRMS é especialmente animadora para as
empresas da América Latina, onde é indiscutível a predominância das PMEs
e onde o controle de custos é uma das premissas básicas para a adoção
de novas tecnologias.

Para
os profissionais de desenvolvimento ou para os desenvolvedores
independentes de aplicações de software (os ISVs, no jargão em inglês), o
avanço do BRMS vem reforçar a necessidade de que eles busquem gastar
menos tempo em suas atividade de estruturação e de software, dirigindo
um esforço maior em conhecer o negócio de seus clientes e trabalhando em
sintonia máxima com os homens de negócio.


para as empresas que buscam melhorias em seus processos de tomada de
decisão, é bom ter em mente cinco vantagens em favor da adoção de um
BRMS no sentido de se expandir a competitividade do negócio.

1 – Acompanhar o Ritmo da Mudança

. A maioria dos negócios tem um backlog de alterações de TI solicitadas que podem levar meses ou até anos para serem entregues. Um BRMS ajuda a mudar a lógica do negócio de maneira 10 a 25 vezes mais rápida do que o desenvolvimento tradicional.

2 – Melhorar a Eficiência e a Produtividade. Um
BRMS ajuda a automatizar as decisões recorrentes que são regidas por
políticas e diretrizes, reduzindo significativamente a necessidade de
processamento manual.  Um BRMS pode ser usado para automatizar tarefas
de tomada de decisão das funções estáveis de negócio, enquanto os
recursos humanos se concentram em exceções de alto valor.

3 – Garantir a Conformidade com a Política e Regulamentação. Com
um BRMS, seus clientes podem captar a política e regulamentação na
forma de regras de negócio, que são aplicadas automaticamente a cada
transação. A política e a regulamentação permanecem transparentes, em
vez de escondidas em um código de programação. E toda decisão
automatizada em um BRMS fornece um registro de auditoria, mostrando
exatamente quais regras foram disparadas e quando. 

4 – Melhorar o Atendimento ao Cliente. Um
BRMS ajuda a proporcionar um serviço mais responsivo aos clientes. Um
BRMS pode ajudar a orientar os agentes nas melhores práticas de sua
tarefa, seja ela de diagnóstico, venda incrementada (upsell) ou venda
cruzada (cross-sell). Ou pode oferecer uma poderosa experiência de
autosserviço, seja vendendo produtos complexos online ou automatizando o
serviço de atendimento ao consumidor (SAC). 

5         -Abrir Novas Oportunidades de Ganhos. O
crescimento dos negócios costuma estar limitado à disponibilidade de
recursos humanos. Ao reduzir a dependência à estrutura de TI para o
gerenciamento de mudanças, garantindo a orientação técnica e outras
funções de tomada de decisão, o BRMS libera as equipes da empresa a
concentrarem em processos de inovação.  

A implementação de um BRMS ajuda as empresas a escolher entre milhões de
decisões sem uma codificação pesada. Algumas soluções propiciam mudanças de regras de forma segura e
habilitam o usuário à rápida tomada de decisões complexas com
acuracidade, reduzindo a escala das mudanças para questão de minutos e
não mais de meses.

 

 

(*) Matthew Gharegozlou é vice-presidente da Progress para a América Latina

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