Cielo revela plataforma multitarefa que promete revolucionar varejo

Author Photo
2:20 pm - 12 de abril de 2016
Cielo revela plataforma multitarefa que promete revolucionar varejo
Depois de meses de trabalho em um projeto guardado a sete chaves, a Cielo revelou hoje (12/4) ao mercado uma novidade que promete revolucionar o mercado de pagamentos. Trata-se da Cielo LIO, plataforma multitarefa que une hardware e software e realiza desde a captura de pagamentos à gestão de varejistas brasileiros. 
Rômulo Dias, presidente da Cielo, afirmou em evento realizado em São Paulo que a solução estará disponível para o mercado em 45 dias. A meta inicial da empresa é comercializar 50 mil unidades até o final do ano e chegar à marca de 1 milhão nos próximos cinco anos. “Estamos falando de uma nova Cielo. Não queremos tecnologia pela tecnologia”, declarou.
Segundo ele, a inquietude é marca registrada da Cielo, que investe constantemente em inovação para manter-se à frente da concorrência. “Temos alma de startup. Hoje, vemos Fintechs ganhando velocidade e empresas de tecnologia pensando em soluções para pagamento. Nosso cenário é de mudança profunda e efervescência surpreendente. Ao mesmo tempo em que a tecnologia desafia, nos instiga”, justificou sobre as constantes mudanças da empresa.
Dias fez questão de ressaltar em diversos momentos que a novidade não é mais uma máquina de pagamento e, sim, uma plataforma omni-channel que atenderá a todas as necessidades de varejistas de todos segmentos e portes. “É uma nova maneira de vender e comprar.”
Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos e Negócios da Cielo, explica que o desenvolvimento da plataforma buscou repensar por completo a experiência do lojista no controle e gestão do negócio. “Como é aberta, baseada em Android, parceiros, varejistas e desenvolvedores podem inovar com a Cielo e cocriar”, relata. Embora seja aberta, Caffaro garante que toda a segurança está garantida e que a empresa seguiu padrões internacionais.
Como exemplo de funcionalidades, o executivo apresentou um vídeo que mostrava que a Cielo LIO conta com comprovantes que são armazenados na máquina e podem ser enviados por e-mail, leitor de código de barra e controle de estoque. Outra funcionalidade interessante é a divisão de contas integrada, muito usada quando diversas pessoas estão em uma mesa e querem pagar suas partes conforme deixam o local.  
A solução conta com conexão 3G, Wi-Fi, GPS e Bluetooth. Near Field Communication (NFC) será a próxima tecnologia a ser incorporada. “NFC não é uma demanda no curto prazo porque não tem regulamentação. Ainda assim, mais de 1,2 milhão de máquinas Cielo estão habilitadas para pagamento sem contato”, esclareceu. 
O valor do produto não foi revelado. Contudo, segundo Dias, ele depende das funcionalidades escolhidas pelo lojista. Parceria para a plataforma incluem NCR, Linx e Vtex, que estão desenvolvendo soluções de gestão e automação comercial para a máquina. Em um dos exemplos de uso com parceiros, a Cielo mostrou a possibilidade de compra de um café em casa e retirada na loja usando apenas o escaneamento de um QR Code, tudo isso sem filas e sem espera. 
Caffaro comenta ainda que a Cielo LIO pode funcionar como um beacon, enviando mensagens de descontos para clientes usando geolocalização e identificando clientes próximos ao estabelecimento.
Ele acrescenta também que a partir do segundo semestre a Cielo vai lançar uma loja de aplicativos para que a comunidade de desenvolvedores e parceiros possam criar apps e comercializá-los on-line, modelo semelhante ao usado pela Apple e Google.
Dias não revelou o investimento realizado para criação da solução. Mas, de acordo com ele, todo o trabalho foi desenvolvido dentro de casa. Sobre o retorno do investimento, o executivo afirmou que, naturalmente, a plataforma deverá aumentar as receitas nos próximos anos. Contudo, o principal valor, disse, é agregar valor ao cliente e promover novos negócios para os varejistas. “Acreditamos que estamos à frente do tempo. Fizemos algo para nos diferenciar diante da concorrência das fintechs”, finalizou.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.