Cielo cria cartão pré-pago para clientes não bancarizados

CI&T foi parceira da empresa na jornada de transformação digital. Solução consumiu 90 dias para ser desenvolvida

Author Photo
12:01 pm - 14 de dezembro de 2018

A CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital de grandes empresas com presença global, foi escolhida pela Cielo, empresa de serviços e soluções inovadoras para o varejo, como parceira na sua jornada de transformação digital. A CI&T apoiou a empresa na criação de uma solução para atender seus clientes não bancarizados que precisavam de uma alternativa para receber os pagamentos das vendas de seus produtos ou serviços.

Para conhecer a jornada e as necessidades desse consumidor, Cielo e CI&T trabalharam lado a lado combinando metodologias ágeis (abordagem de planejamento interativa, que atende às demandas de forma dinâmica e flexível, e permite um grande aumento de produtividade), competências digitais e princípios Lean (filosofia focada no cliente que simplifica tarefas e elimina desperdícios, reduzindo o tempo de entrega e aumentando a efetividade da empresa), para buscar uma solução pensada e desenvolvida para o cliente.

As duas companhias aplicaram mudanças no modelo de trabalho dos times da Cielo para que fosse integrado, do início ao fim, mapeando as expectativas e necessidades de seus clientes não bancarizados para oferecer soluções e experiências eficazes para o uso dos meios de pagamento.

As equipes multidisciplinares foram estruturadas em squads, (unidades de trabalho multidisciplinares com mindset voltado à criação de produtos e soluções, além de eventuais aprimoramentos internos), com cerca de 15 profissionais de áreas estratégicas das duas empresas. O processo incluiu uma pesquisa em campo para ouvir e entender os pequenos empresários. Os dados contribuíram para alimentar a cadeia de valor do cliente da Cielo.

Em 90 dias, o squads criou um Produto Mínimo Viável (MVP) para implantação imediata e a nova solução já estava no ar: o recebimento por meio de cartão pré-pago da Cielo para pessoas não bancarizadas.

Na prática

Agora, os valores são acumulados na conta do empreendedor, que pode gastá-los como desejar – o cartão é aceito em mais de 3 milhões de estabelecimentos. Com o recebimento via cartão pré-pago, os clientes também podem consultar saldo e extrato no aplicativo e no site da Cielo, realizar saques nos mais de 21 mil terminais da rede do Banco24horas, usar os créditos em lojas virtuais e fazer transferências para qualquer titularidade por meio de TED e DOC. Vale destacar ainda que o cartão não possui anuidade, nem cobrança de mensalidade e fatura.

Com equipes mais ágeis, a Cielo não lançou apenas a solução de recebimento por meio do cartão pré-pago, mas também priorizou a implantação de melhorias contínuas do produto. Assim, a empresa completou seu portfólio de produtos e passou a atender um novo nicho de mercado.

“A formação de equipes integradas e multidisciplinares, em SQUAD, foi essencial para acelerar inovações, desburocratizar processos e eliminar gargalos. O modelo passou a ser referência e tem sido utilizado para levar a cultura lean digital para outras áreas da Cielo”, disse Luis Molan, diretor executivo da CI&T.

“Hoje no Brasil são cerca de 60 milhões de pessoas não bancarizadas. Queremos democratizar a oferta da Cielo e permitir o credenciamento de empreendedores que não tem conta em banco. É uma opção de recebimento de vendas segura e prática e que facilita a vida do cliente”, afirma Danilo Zimmermann, diretor executivo de Tecnologia e Projetos da Cielo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.