China lidera adoção global de blockchain para a transformação digital, diz analista

Adoção da tecnologia por líderes corporativos e medidas de autoridades governamentais têm conduzido mercado chinês para a era do blockchain 3.0

Author Photo
6:44 pm - 31 de março de 2021

A tecnologia blockchain está catalisando uma mudança de confiança de longo prazo em ambientes de negócios distribuídos em todo o mundo e a China tem se destacado nessa corrida tecnológica. Segundo Charlie Dai, Principal Analyst do Forrester, que tem pesquisado exaustivamente a adoção da tecnologia na China, investimentos estratégicos em transformação digital por parte do governo, empresas e fornecedores impulsionaram a adoção de blockchain no país, à frente de outras regiões.

“Os blocos de dados encadeados tornam os ativos rastreáveis, a criptografia permite a propriedade confiável e os algoritmos de consenso realizam a consistência comercial distribuída. Nesse ínterim, os desafios críticos que a pandemia Covid-19 trouxe para a economia global – como financiamento da cadeia de suprimentos, rastreabilidade de alimentos e visibilidade da logística de ativos – priorizou ainda mais a adoção do blockchain para a transformação digital”, disse Charlie Dai em artigo publicado pela Forrester.

No artigo, Dai ressalta quatro pontos que sustentam que a China lidera a adoção de blockchain no mundo:

China está entrando na era do blockchain 3.0

Na última década, o mercado de blockchain da China passou por dois períodos de desenvolvimento. No blockchain 1.0, as empresas pioneiras focaram amplamente em aplicativos de moeda digital; no blockchain 2.0, empresas e fornecedores visionários começaram a ganhar valor de negócios testando tecnologias de blockchain. Desde o segundo semestre de 2019, a priorização de clientes corporativos, o progresso da tecnologia feito por líderes de tecnologia e as medidas pragmáticas tomadas pelo governo têm conduzido o mercado chinês para a era do blockchain 3.0 – quando a adoção do blockchain ganha impulso em todos os principais verticais.

Fornecedores na China estão aprimorando sua tecnologia para atender às necessidades empresariais

Para atender às necessidades de desempenho, escalabilidade, privacidade e segurança das empresas, as empresas chinesas fizeram investimentos estratégicos em P&D de blockchain. Fornecedores líderes como Ant Group, Baidu AI Cloud, EY, Huawei, Neusoft, OneConnect, PeerSafe, Tencent Cloud e WeBank fizeram progressos substanciais em tecnologias de blockchain, incluindo criptografia assimétrica, prova de conhecimento zero, criptografia homomórfica e desempenho de consenso.

Blockchain está transformando todos os principais setores verticais da China

O blockchain está transformando as operações de negócios existentes e permitindo novos modelos de negócios dentro do ecossistema digital em todos os principais setores, incluindo bancos, seguros, saúde, energia, governo, manufatura, varejo, telecomunicações e logística. Especificamente, as empresas de serviços financeiros priorizam a transformação do processo para eficácia e confiança; verticais tradicionais visam impulsionar a inovação e melhorar a colaboração; e os governos se concentram na experiência de serviço e na confiança social.

Mercado de plataforma blockchain empresarial (EBP) está ganhando impulso na China

Os fornecedores de EBP desempenham papéis importantes na condução de aplicativos de negócios e avanços tecnológicos na China. Esses fornecedores se enquadram em três categorias: fornecedores de software, provedores de serviços em nuvem e provedores de serviços de consultoria. Os fornecedores de software EBP fornecem software local para impulsionar iniciativas de blockchain; os provedores de serviços de nuvem EBP oferecem blockchain como um serviço para impulsionar a inovação; e os provedores de serviços de consultoria EBP adaptam as soluções de blockchain às necessidades do cliente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.