China e Índia podem ultrapassar EUA como maior polo de inovação até 2035

Segundo análise do Distrito, mercados têm característica e potencial para atrair mais investidores de risco

Author Photo
6:15 pm - 15 de setembro de 2022
Imagem: Shutterstock

A China e Índia caminham para ultrapassar os Estados Unidos como maior polo global de inovação e tecnologia. Algo que deve acontecer até 2035, segundo uma pesquisa realizada pela Bloomberg com 2 mil profissionais de negócios. Mais da metade dos entrevistados (54%) aposta na superação desses mercados.

Essas perspectivas são sustentadas por uma pesquisa feita pela KPMG e o HSBC e divulgada pelo Distrito. Segundo o levantamento que analisou 6.472 startups avaliadas em até US$ 500 milhões em 12 mercados-chave na Ásia-Pacífico (China, Índia, Japão, Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Vietnã, Tailândia e Taiwan), as principais empresas com potencial para se tornarem gigantes está concentrada na China e Índia.

Leia também: 95% dos executivos dizem que TI é responsável por inovação

Na análise do Distrito, os países asiáticos compartilham algumas características em comum que podem fazer de suas startups potências globais: detém grandes mercados consumidores, possuem mão de obra abundante, incentivos governamentais e maior abertura ao desenvolvimento tecnológico.

Outro fator é o amadurecimento do Venture Capital nesses países. Segundo o Distrito, haviam 803 investidores de risco baseados na Ásia em 2018. Isso é o dobro dos que estavam ativos no continente no final de 2014.

Ainda de acordo com a análise do hub de inovação, a China é o segundo maior centro de capitalistas de risco do mundo. Enquanto metade deles (52%) estão nos Estados Unidos, 11% ficam na China. Outros 5,4% estão no Japão.

Depois de China e Índia, o Japão aparece em terceiro lugar da região que mais concentra startups com potencial de crescimento. Na sequência aparecem Austrália, Singapura e Coreia do Sul.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.