Chief Digital Officers: profissional em ascensão

Author Photo
10:47 am - 18 de maio de 2015
Chief Digital Officers: profissional em ascensão
O papel do chief digital officer (CDO) surgiu em linha com a transformação digital, e as empresas estão rapidamente abrindo espaço para esse talento. Em um relatório divulgado em maio de 2015, o eMarketer estimou que o número de CDOs mundialmente deverá duplicar entre 2014 e 2015, de 1 mil para 2 mil. O dado é quatro vezes maior do que o registrado em 2013 (488), e quase 800% a mais do que 2012, quando somou 225.

A análise constatou que o papel do CDO foi se espalhando globalmente. Enquanto a América do Norte contava com 88% dos CDOs em todo o mundo em 2013, sua participação caiu para 68% no ano passado. Isso aconteceu em grande parte a um aumento na Europa, que expandiu sua participação de 7% para 23%. A Região Ásia-Pacífico subiu de 4% a 6%, enquanto a Índia e o Oriente Médio de 1% para 2% e a América Latina responde por apenas 1%.

Até pouco tempo, CDOs eram mais comuns na indústria de publicidade, que representava 36% do total do ano passado. Os meios de comunicação, setores sem fins lucrativos e varejo completam os segmentos que mais contam com o talento. Outras indústrias são responsáveis por partes menores, indicando que o papel do CDO não está limitado a um pequeno grupo de setores.

Outra pesquisa também sugere que mais empresas estão confiando em CDOs ou profissionais com perfis semelhantes para fortalecer suas estratégias digitais. Um estudo realizado pela Accenture em janeiro de 2015 perguntou para executivos em todo o mundo sobre o progresso em alavancar a governança digital e as tomadas de decisão. Dos entrevistados, 80% disseram que tinham um papel comparável ao do CDO ou relacionado à supervisão da utilização das tecnologias digitais.

Esses profissionais terão de ter uma atitude positiva em linha com as habilidades de liderança, segundo um estudo de fevereiro de 2015 de Gap Internacional realizado pela Nielsen e Harris Interactive. Quando perguntados quais atributos pessoais representaram o sucesso de uma grande liderança de negócios, executivos de empresas norte-americanas foram os mais propensos a citar mentalidade/atitude (34%) e habilidades das pessoas/construção de equipe (31%).

Como digital crescendo, as empresas ao redor do mundo vão contar com CDOs para guiá-los por meio da transformação contínua. Aqueles que não conseguirem acompanhar, ficarão para trás.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.