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Checklist para medir o sucesso na transformação digital

A transformação digital não está apenas mudando as empresas, mas também redefinindo mercados e indústrias. Hoje, há um amplo reconhecimento entre os executivos sobre a necessidade de transformar seus negócios para o mundo digital. Esses executivos buscam estruturas para guiar suas transformações.  

Essas estruturas podem ser desenvolvidas por meio de pesquisas patrocinadas pelo Conselho de Práticas Avançadas (APC). “Nós desenvolvemos essa estrutura. Nós o projetamos para ser aplicável em todos os setores, porque os limites do setor estão diminuindo. E como a transformação digital geralmente requer ampla reinvenção, uma estrutura útil deve incluir considerações estratégicas, tecnológicas, de capital humano e de cultura organizacional”, disseram Vijay Gurbaxani e Debora Dunkle, em artigo publicado no Search CIO

Gurbaxani, professor e Diretor Fundador do Centro de Transformação e Dunkle, Diretora de Pesquisa do Centro de Transformação Digital da Universidade da Califórnia, adaptaram, em um artigo para o Search CIO, a lista de verificação do relatório Preparando-se para uma transformação digital bem-sucedida, produzido pelo Conselho de Práticas Avançadas da Sociedade de Gerenciamento de Informações e que pode ser encontrada na íntegra neste link.

Segundo os autores, a estrutura consiste em seis dimensões que, juntas, compõem os fatores para alcançar uma transformação digital bem-sucedida.  

Elas incluem a visão estratégica de uma empresa, o alinhamento da visão e seus investimentos em transformação digital, a adequação da cultura à inovação, a posse de ativos e know-how suficientes em propriedade intelectual, a força de seu talento digital e o uso de tecnologias digitais.  

Com base em suas pesquisas, a dupla calculou uma pontuação de categoria para cada uma das seis dimensões e definiram quatro níveis de avanço: atrás, no mesmo nível, um pouco à frente e significativamente à frente.  

Como usar a lista de verificação de transformação digital

Para cada uma das seis dimensões abaixo, revise a lista de atributos e avalie sua empresa em uma escala de 0 (mais baixa) a 5 (mais alta), dependendo do grau em que a empresa se alinha ou reflete o atributo. Calcule a média dos atributos para cada dimensão para se chegar a uma contagem. Em seguida, compare sua empresa com a pontuação dos quatro tipos de empresas revelados no estudo da APC.  

Dimensão 1: Visão estratégica

  • Uma visão estratégica claramente definida, mapeada para o entendimento das necessidades digitais
  • A empresa tem uma estratégia para transformação digital
  • A equipe executiva sênior tem uma compreensão clara dos recursos da tecnologia digital e como ela dará suporte aos objetivos de negócios
  • Não há problema com falta de liderança digital para definir estratégia
  • Não há dificuldade em desenvolver a estratégia digital da empresa

Pontuações comparativas da visão estratégica:

Atrás: 3,00 

Na média: 3,20 

Ligeiramente à frente: 3,80 

Significativamente à frente: 4,67 

Dimensão 2: Cultura de inovação

  • Existe uma cultura de inovação e assunção de riscos
  • Novas formas de pensar e soluções sob diversas perspectivas são incentivadas
  • A falha ao assumir um risco calculado deve ser aprendida; não é uma mancha na carreira de alguém
  • Os inovadores são recompensados
  • Não há problema com resistência cultural

Pontuações comparativas da cultura de inovação 

Atrás: 3.60 

Na média: 3,80 

Ligeiramente à frente: 3,80 

Significativamente à frente: 4.40 

Dimensão 3: Conhecimento e propriedade intelectual

  • Utilizando cada vez mais o software para melhorar o desempenho das operações
  • Cada vez mais uso de software para melhorar a compreensão do cliente
  • Cada vez mais o uso de software para aprimorar o know-how do produto
  • Ativos suficientes de propriedade intelectual para implementar a visão estratégica
  • Cada vez mais uso de software para melhorar as interações com fornecedores

Pontuações comparativas de know-how e IP 

Atrás: 3.40 

Na média: 3,40 

Ligeiramente à frente: 3,80 

Significativamente à frente: 4.10 

Dimensão 4: Recursos digitais

  • Disponibilidade de conhecimento digital
  • No geral, existem habilidades visionárias / inovadoras necessárias na empresa para definir a estratégia digital correta
  • Notas atribuídas a indivíduos com base no seu nível de conhecimento em transformação digital
  • O talento técnico para inovação já está disponível na empresa
  • Não há problema com a falta de habilidades digitais para executar a estratégia

Pontuações comparativas de recursos digitais 

Atrás: 2,90 

Na média: 3,20 

Ligeiramente à frente: 3,80 

Significativamente à frente: 4,30 

Dimensão 5: alinhamento estratégico

  • Empresa disposta a financiar iniciativas digitais estratégicas com retornos incertos
  • Disposição no curto prazo para canibalizar fluxos de receita e modelos de negócios existentes para obter lucro no longo prazo
  • Colaboração e alinhamento entre as equipes de M&A, digital e unidade de negócios
  • Não há problema com a falta de orçamento/recursos atribuídos à transformação digital
  • Aumento do investimento em novas formas de software nos últimos três anos

Pontuações comparativas do alinhamento estratégico 

Atrás: 2,90 

Na média: 2,80 

Ligeiramente à frente: 3,40 

Significativamente à frente: 4,00 

Dimensão 6: ativos de tecnologia

  • Tecnologia em uso: big data
  • Tecnologia em uso: mineração de dados e analytics/data analytics
  • Tecnologia em uso: tecnologias móveis
  • Tecnologia em uso: computação em nuvem
  • Comunicações pela Internet e sem fio

Pontuações comparativas de ativos de tecnologia 

Atrás: 3.10 

Na média: 3.50 

Ligeiramente à frente: 3,80 

Significativamente à frente: 4,30 

Entendendo suas pontuações de transformação digital

As escalas associadas a cada dimensão fornecem uma maneira útil para uma empresa identificar os pontos fortes e fracos na obtenção de mudanças na organização.

Elas também podem ser usados para identificar ao longo do tempo se os processos e procedimentos que eles iniciam estão atingindo os objetivos pretendidos, explicam.  

Gurbaxani e Dunkle enxergam maiores diferenças entre empresas de alto e baixo desempenho nas dimensões de visão estratégica, recursos digitais e ativos de tecnologia.  

Segundo os autores, isso sugere que as empresas que gostariam de progredir na transformação devem começar do topo. As empresas que têm uma visão estratégica bem articulada têm maior probabilidade de investir em ativos e talentos em tecnologia. 

Recomendações para o sucesso

Gurbaxani e Dunkle sugerem, então, algumas ações para o sucesso da transformação digital da sua empresa: 

  • Interaja com seus colegas. A transformação digital é um esforço de toda a empresa. Os CIOs são os executivos ideais para assumir um papel de liderança na transformação, devido à sua experiência em muitas de suas dimensões subjacentes. Obviamente, outros líderes de domínio devem estar ativamente envolvidos.
  • Use as dimensões como uma lista de verificação para o envolvimento. As seis dimensões e os atributos que compõem cada dimensão podem servir de incentivo para uma conversa abrangente entre os executivos da empresa sobre o que está indo bem e o que deve melhorar para posicionar melhor a empresa para a transformação digital.
  • Avalie seu progresso. Preencha a lista de verificação para poder comparar seus negócios com empresas que estão à frente de seus concorrentes. Use os resultados para examinar sua situação competitiva e planeje seus próximos passos para avançar.

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