Na CES 2025, Intel expande linhas de processadores corporativos e móveis
Intel promete mais eficiência e capacidade de processamento em dispositivos corporativos e para usuários finais
A Intel revelou, no começo da semana, suas novidades reservadas para a Consumer Electronic Show (CES) de 2025. O tradicional evento de eletrônicos de consumo começou na terça-feira (7) em Las Vegas, nos EUA. Com os novos processadores Core Ultra da Serie 2, a Intel promete mais poder de computação e processamento de inteligência artificial tanto para empresas como para consumidores entusiastas.
Começando pelas empresas: O Core Ultra série 200V com Intel vPro prometem ganhos “impressionantes” de desempenho, eficiência e recursos de segurança e gerenciabilidade para ambientes de TI. Os processadores equiparão PCs com Copilot+, da Microsoft, enquanto a atualização da vPro promete segurança mais abrangente e gerenciamento de dispositivos com compatibilidade de aplicativos diversos.
Leia mais: Claudia Muchaluat deixa liderança da Intel Brasil após mais de dois anos no cargo
Os recursos do vPro incluem, segundo a Intel, melhor duração de bateria em designs finos de dispositivos, segurança assistida por hardware com mais de 150 mitigações habilitadas diretamente no chip. A série também conta com novas ferramentas de diagnóstico e correção fora de banda, incluindo Endpoint Cloud Services, e o futuro vPro Fleet Services, prometido para o primeiro semestre do ano, e que deve permitir aos profissionais de TI gerenciar frotas de PC remotamente por meio de um serviço de nuvem hospedado pela Intel.
Core Ultra 200HX e H: criadores e jogadores
Para consumidores finais, especialmente criadores de conteúdo e gamers, a Intel revelou a série para dispositivos móveis Core Ultra 200HX e H. A promessa é de mais desempenho e recursos com menor uso de energia.
Os principais recursos prometidos incluem até 24 núcleos de processamento (oito de desempenho – os P-cores – e 16 eficientes – os e-cores) para a série HX, e até 16 núcleos (seis P-cores, oito E-cores e dois e-cores de baixo consumo) para a série H. Os processadores prometem até 41% melhor desempenho multithread (MT) para a série em comparação com os processadores da série HX da geração anterior.
A série Intel Core Ultra 200H apresenta gráficos Intel Arc com até oito núcleos Intel Xe com extensões Intel Xe Matrix (XMX) para aceleração de IA – com até 22% mais desempenho em jogos em comparação com processadores da série H da geração anterior, diz a Intel. São até 99 TOPS (trilhões de operações por segundo) ao usar a unidade de processamento gráfico (GPU), a unidade de processamento central (CPU) e a unidade de processamento neural (NPU).
A Intel também anunciou os processadores móveis Core Ultra série 200U com até dois P-cores e oito E-cores, Intel Xe LPG e até 24 TOPS de plataforma. Os processadores de desktop Core Ultra série 200S também foram ampliados com 12 novas ofertas de 65 watts e 35 watts, até oito P-cores e 16 E-cores.
Segundo a fabricante americana, sistemas equipados com Core Ultra série 200V e plataforma vPro já estão disponíveis em varejistas online, lojas físicas e parceiros OEM desde 6 de janeiro de 2025. Sistemas equipados com Core Ultra séries 200H e U serão disponibilizados a partir de fevereiro de 2025. A série 200HX estará disponível no primeiro semestre de 2025.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!