Cervejaria Quilmes maximiza rede wireless com serviços da Nap IT

Author Photo
6:18 pm - 12 de dezembro de 2017
wi-fi wi-fi

A cervejaria argentina Quilmes finalizou um projeto para criação de escritório sem cabos e com alta disponibilidade de conexão para todos os usuários da rede. A empresa teve o ambiente Wi-Fi de seu escritório central, na Argentina, completamente renovado, a partir dos serviços de consultoria e suporte da Nap IT, empresa brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI.

Segundo as empresas, houve 93% de melhora na cobertura do sinal de internet no escritório. Ainda, após as implementações, a companhia registrou ganho de 80% na satisfação dos usuários, com melhora de 74% na velocidade de conexão. “Mais do que isso, experimentamos uma redução de 63% no número de chamados internos, com relação a problemas de tecnologia”, enfatiza Germán Colato, gerente de soluções e serviços para Datacenter da AB-Inbev.

Com mais de 80% dos usuários conectados, a companhia tinha como meta criar um ambiente móvel e focado em colaboração. “A Cervejaria e Maltaria Quilmes tinha um sonho ambicioso de criar um escritório 100% Wireless. Mas com altas taxas de transferência de dados e em um edifício com grandes fontes de interferência, nossa realidade gerava grandes dificuldades para assegurar a disponibilidade de acesso aos sistemas e apps”, lembra Colato.

As dificuldades fizeram a Quilmes cogitar, inclusive, o abandono do plano, voltando às redes cabeadas. Foi nesse cenário que a Nap IT, representada por Klaus Engelman, Network Engineer, atuou na avaliação de qual seria a melhor solução e de que forma o trabalho poderia ser realizado, sem provocar altos impactos à operação diária.

Estudo do ambiente

O primeiro passo para corrigir as falhas foi aplicar o Ekahau Site Survey, metodologia de análise de ambientes que é um dos destaques da Nap IT, para monitorar e identificar falhas e não conformidades da rede wireless de um ambiente. Com essa análise em mãos, foi possível criar planos práticos para resolver as falhas e melhorar a performance do escritório.

Nessa avaliação, o especialista identificou dezenas de pontos de interferência, além de problemas de configuração e montagem da infraestrutura de rede, que acabavam por provocar falhas como queda e oscilação da conexão.

A partir do levantamento, a Nap IT aplicou ajustes e alterações focadas para a construção de uma rede no modelo Next Generation Wireless, baseada nas práticas do High-Density Experience (HDX), que otimiza a performance da estrutura e das aplicações, por meio de ajustes e políticas específicas. “Ao todo, reduzimos e reconfiguramos o número de Access Points, além de atualizar a controladora central. Por fim, conseguimos elevar a velocidade de conexão para até 400Mbps”, reforça Engelman.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.