Cerca de 60% dos CIOs desejam substituir suas tecnologias atuais

Para a maioria dos líderes de TI, função se tornou mais desafiadora nos últimos dois anos, acumulando outros papéis

Author Photo
1:51 pm - 18 de março de 2022

Os desafios que os CIOs enfrentam no dia a dia das operações escalaram nos últimos dois anos em meio às restrições da pandemia. Esse aumento da complexidade e a criticidade do papel do CIO nos negócios também refletem nas pilhas de tecnologia das organizações.

Segundo pesquisa da Lenovo, se os CIOs globais pudessem começar do zero suas estruturas de TI, 57% deles substituiriam metade ou mais da atual tecnologia de suas empresas. No Brasil, este número cai para 42%. No levantamento global, 21% desejam substituir quase todo o seu legado tecnológico.

O uso de ‘dispositivos-como-serviço’ (DaaS) aumentou também em relação ao ano anterior, com 63% das empresas usando mais este modelo. Quase todos os CIOs (92%) provavelmente ou certamente considerariam adicionar novas ofertas de DaaS no decorrer dos próximos dois anos.

Novas funções

Há anos discute-se a evolução do papel do CIO para a assumir a linha de frente dos negócios, ao lado de outras lideranças executivas. Entretanto, a acelerada digitalização dos últimos dois anos entregou aos líderes de tecnologia novas camadas de complexidade em suas atuações.

Segundo o estudo da Lenovo, feito com 500 CIOs, 82% disseram que sua função se tornou mais desafiadora em comparação a apenas dois anos atrás, já que eles estão confrontando uma ampla gama de desafios únicos, do uso cada vez maior da IA e automação à aquisição de talentos em uma força de trabalho remota, global.

Há também o acúmulo de funções e exigência de novas capacidades. Nove em dez CIOs (mesmo número do Brasil) dizem que suas funções e responsabilidades se expandiram além da tecnologia, incluindo áreas não-tradicionais como análise de dados e relatórios de negócios (56%), sustentabilidade/ASG (45%), D&I (42%, 59% no Brasil), RH/aquisição de talento (39%, 60% no Brasil), e vendas/marketing (32%). O estudo ouviu 500 CIOs no mundo todo.

Leia mais: Confira os vencedores do Executivo de TI do Ano de 2022!

Dada a permeabilidade da tecnologia em todas as linhas de negócio, os CIOs reconhecem que seu nível de influência aumentou. Mais de 75% dos CIOs (71% no Brasil) dizem que eles causam um maior impacto nos sucessos gerais de suas empresas do que outros cargos do alto escalão executivo. 88% concordam com a afirmação que “minha função como CIO é o componente mais crítico da operação contínua da minha empresa ou organização”.

“CIOs modernos são o ‘controle da missão’ para suas organizações; suas funções se transformaram drasticamente no intervalo de apenas 24 meses”, destacou Ken Wong, presidente, Lenovo Solutions and Services Group. “Da navegação de complexos ecossistemas de tecnologia para manter-se atualizado com a velocidade da transformação digital, à capacitação de funcionários e gestão de uma escassez de talentos de TI, o CIO de hoje é responsável pela completa cadeia de valor tecnológico e muito mais”.

As responsabilidades cobradas dos CIOs também mudam a relação com os fornecedores de tecnologia. Os CIOs esperam contar com fornecedores para ajudá-los a resolver os mais variados problemas nos próximos cinco anos, incluindo aumentar suas agilidades organizacionais (60%, 61% no Brasil) e fornecer segurança dos sistemas e operações de suas empresas (52%, 61% no Brasil), como também simplificar a configuração, implantação e manutenção de tecnologia (50%) e otimizar custos (43%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.