Cerca de 30% dos candidatos da área de tecnologia dominam a língua inglesa

Dados da Revelo indicam que apenas 38,4% dos candidatos da área que declaram dominar a língua inglesa possuem nível intermediário de proficiência

Author Photo
10:25 am - 19 de agosto de 2021
Revelo

O domínio da língua inglesa é um pré-requisito para a maioria das vagas de emprego abertas na área de TI. Porém, um levantamento da Revelo, startup especializada em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, indica que somente 32,4% dos candidatos da área dominam o inglês dentre 1,5 milhão cadastrados na plataforma.

Além disso, 38,4% dos candidatos de tecnologia que afirmam dominar o idioma possuem nível intermediário de proficiência. O levantamento da Revelo também mostra que os níveis básico e intermediário empatam com 31% no perfil dos profissionais à disposição do mercado.

Leia mais: Carreira em tecnologia: saiba quais empresas estão contratando agora

De acordo com British Concil, apenas 5% dos brasileiros possuem algum conhecimento sobre a língua. Para a diretora de marketing e experiência do candidato da Revelo, Juliana Carneiro, o domínio do idioma inglês é uma das soft skills fundamentais para a profissão, o que resulta em muitas vagas não preenchidas.

“Muitas ferramentas usadas nas profissões que regem o segmento de tecnologia são universais, por isso demandam a utilização do inglês em sua base. Então, o profissional vai acabar esbarrando na necessidade de entender a língua, seja escrita ou falada”, ela detalha.

Como a tecnologia é uma área em constante atualização, a especialista recomenda aos profissionais que buscam oportunidades na área manter o constante aprendizado. “Nossa dica é estudar ininterruptamente e atentar-se às novidades do setor”. Por fim, a Revelo lembra que é fundamental não mentir no currículo sobre a aptidão para evitar desconforto e até demissões por justa causa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.