CEOS indicam filmes e livros inspiradores para virar o jogo e empreender

CEOs dão 13 dicas para inspirar empreendedores durante período de isolamento social

Author Photo
10:20 am - 26 de maio de 2020
dicas de filmes dicas de filmes

A crise gerada pela pandemia global da Covid-19 tem afetado diretamente o setor econômico, especialmente para profissionais autônomos, que tiveram que parar suas atividades em respeito às restrições preventivas. Porém, apesar do cenário atípico, há quem veja o momento como oportunidade para tirar do papel algum projeto (até por uma questão de necessidade).  De acordo com o Portal do Empreendedor do Governo Federal, até abril, o número de MEIs registrados atingiu 10,016 milhões – quase 11% a mais em comparação ao final de 2019.

Para quem planeja começar um negócio, alguns livros, filmes e seriados podem ser fonte de aprendizado. Confira as dicas de 13 CEOs e especialistas que podem inspirar novos empreendedores:

Livros

Do Sonho a Realização em 4 passos — Steve Blank

Sugestão de: Daiane Andognini, CEO da Hug – consultoria focada em cultura e gestão de pessoas para empresas de tecnologia.
“Apesar de ter uma abordagem para empresas de base tecnológica, “Do sonho a realização em 4 passos” é um livro indispensável para todos que desejam trazer ao mercado um novo produto, escrever planos de negócios, marketing e vendas. Uma das principais literaturas contemporâneas sobre a metodologia de criação de produtos e empresas chamada Customer Development”.

O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio, quando não existem respostas prontas — Ben Horowitz

Sugestão de: Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística.

“A experiência empreendedora do autor (Ben), cofundador da Andreessen Horowitz e um dos profissionais mais importantes do Vale do Silício, é contada no detalhe. Tudo o que deu certo e errado em sua trajetória empresarial ele aborda com uma linguagem muito clara e inspiradora. O momento que estamos passando é perfeito para ler este livro”.

Sonho grande — Cristiane Correa

Sugestão de: Leonardo Rochadel, CEO da O2OBOTS, Insurtech focada no empoderamento dos canais de distribuição de seguros.
“O livro conta como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo. A primeira vez que eu li este livro, presente de um amigo, foi antes da pior crise econômica da história brasileira recente (2015/16) e “as cutucadas” deste livro me energizaram para empreender novamente e construir uma máquina de vendas para atuar exclusivamente em um nicho de R$460 bilhões no Brasil. ‘Grande ou pequeno, dá o mesmo trabalho realizar o sonho. Melhor sonhar muito grande!'”.

Vencedoras por opção — Jim Collins e Morten T. Hansen

Sugestão de: Luiz Alberto Ferla, fundador e CEO do DOT digital group, empresa de educação digital.

“O livro Vencedoras por Opção – Incertezas, caos e acasos – Por que algumas empresas prosperam apesar de tudo enumera os princípios necessários para construir uma empresa de sucesso em tempos imprevisíveis e tumultuados. Alguns dos ensinamentos: seja disciplinado, empírico e produtivo; mantenha foco no seu negócio; dose inovação e mescle criatividade com disciplina; e contrate excelentes profissionais. Mesmo num mundo caótico e incerto, o sucesso é uma opção e não apenas um golpe de sorte.”

Flow: The Psychology of Optimal Experience — Mihaly Csikszentmihalyi

Sugestão de: Guilherme Pereira Pinto, CEO da HBSIS Ambev, hub de tecnologia da cervejaria.

“As famosas investigações da ‘experiência ideal’ do psicólogo lendário Mihaly Csikszentmihalyi revelaram que o que torna uma experiência genuinamente satisfatória é um estado de consciência chamado fluxo. Durante o fluxo, as pessoas geralmente experimentam o profundo prazer, criatividade e um envolvimento total com a vida. Nesta nova edição de seu trabalho clássico e inovador, Csikszentmihalyi fala sobre este estado máximo de concentração, consciência e satisfação que o ser humano é capaz de colocar em alguma atividade. Acredito que ajuda muito a aprender a como se concentrar, seja em uma reunião, atividade ou qualquer desafio, especialmente em tempos de isolamento social, como o que vivemos.”

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Sugestão de: Sidnei Bunde, CEO da Supero, empresa de soluções em TI e alocação de mão de obra especializada.

“Este livro foi uma grande inspiração para mim, pois o autor vai ensinando por meio da sua experiência como podemos começar a fazer o dinheiro trabalhar para a gente, mudar o mindset para pensar em criar ativos – coisas que gerem receita, não apenas o salário. O empreendedor faz isso, ele cria oportunidades, empregos, investimentos, consegue diversificar a possibilidade de criar independência financeira.”

Satisfação Garantida – Tony Hsieh

Sugestão de: Fernando Salla, CEO da Effecti, startup especializada em automação para participantes de licitação.

O livro conta a história da fundação da Zappos, loja online de sapatos que começou como startup e foi adquirida pela Amazon por quase 1 bilhão de dólares. “É muito interessante toda a história da superação das dificuldades desde o início, e como enfrentaram os diversos momentos de crise, principalmente colocando em primeiro lugar a satisfação das pessoas, o comprometimento com o time, tendo como grande propósito que as pessoas da organização se sentissem felizes e encontrassem propósito naquilo que estavam fazendo. Isso nos inspirou a colocar diversas coisas em prática na Effecti”.

Filmes

O Homem que Mudou o Jogo — dirigido por Bennett Miller

Sugestão de: Alexandre Souza, gestor do Startup SC, do Sebrae/SC.

“Inspirado na história real de Billy Beane, treinador do pequeno time de baseball Oakland Athletics, que, em 2002, mesmo com a menor média salarial da liga de baseball americana, levou o time a uma incrível marca de 20 vitórias consecutivas. Tudo isso utilizando análises estatísticas de jogadores. O filme deixa uma lição valiosa que muitos empreendedores deixam passar: confie nos números, estatísticas, dados e contas. Muitas vezes a ideia pode ser maravilhosa, mas os números mostram que não é o melhor momento para investir nela ou até mesmo que, se o empreendedor esperar um pouco, conseguir mais investimentos e fornecedores, seu negócio pode prosperar. Veja os números e confie nas estatísticas.”

Pad Man — dirigido por R. Balki

Sugestão de: Moacir Marafon, sócio-fundador e diretor-executivo da Softplan.
“Baseado na história real do empreendedor indiano Arunachalam Muruganantham, Pad Man mostra como um homem, preocupado com o bem-estar de sua esposa, inventou uma máquina que produz absorventes de baixo custo. Para impactar a sociedade indiana, o protagonista precisou entender que as mulheres – o cliente, no caso – têm necessidades específicas. Reconhecer essas diferenças fez com que conseguisse cumprir seu objetivo. Este filme ensina ao empreendedor que só é possível alcançar o sucesso quando a inovação ou o empreendimento resolvem um problema real. Para isto, foi fundamental interagir com o cliente e entender suas necessidades, prototipar, ir para a rua testá-lo e refazê-lo até chegar a um produto que o cliente pague por ele. Pad Man é uma grande história de inspiração, propósito e persistência, pois quebra paradigmas em busca de uma causa gerada pela empatia e por amor.”

O menino que descobriu o vento – dirigido por Chiwetel Ejiofor 

Sugestão de: Aparecida Morais, sócia da Recrutei, plataforma de recrutamento e seleção para pequenas empresas e consultorias de RH.

“Enxergo na história do protagonista William Kamkwamba – garoto que, estudando um livro de ciências, constrói uma turbina eólica para salvar da fome seu vilarejo no Malawi –  a motivação empreendedora. William carrega o propósito de mudar a realidade da sua família, e com recursos rudimentares ergue a primeira torre. O que isso tem a ver com empreender? Tudo. Um novo negócio nasce irremediavelmente de um sonho, da vontade de responder algo a si mesmo, à sociedade ou ao mundo. A escassez de recursos financeiros é a regra, mas outros recursos intangíveis se apresentam nessa jornada. O empreendedor adquire e constrói sua base e suas reservas de competências pessoais à medida em que erra e acerta, que recebe sim e não, que floresce e que naufraga.  O que permanece naqueles que vão à frente é o seu propósito – que pode ser ajustado, mas nunca abandonado.”

À procura da felicidade – dirigido por Gabriele Muccino 

Sugestão de: Jonathan Pirovano, CEO da Motoboy.com.

“É um filme biográfico que traz um exemplo de persistência, mesmo com tudo em volta dizendo para desistir. A história é uma lição de que, para conquistar o que quer, é necessário sacrifícios. O personagem principal, Chris Gardner (interpretado por Will Smith) passa por dias difíceis ao lado de seu filho, chegando até a dormirem num depósito do metrô. As condições pelas quais passam são extremas, mas retrata que a resiliência e a força de vontade são fatores determinantes para o sucesso e, como indica o título, para a felicidade. Nem sempre será fácil, mas temos que acreditar e seguir tentando até alcançarmos nossos objetivos”.

Séries

Silicon Valley – de Mike Judge, John Altschuler e Dave Krinsky

Sugestão de: Piero Contezini, CEO do Asaas.

“A série Silicon Valley, da HBO, dá uma boa lição de como é captar dinheiro com Venture Capital e como funciona essa relação. Eles usaram como base histórias reais, só que o produto dos caras é algo impossível de existir. Justamente o diferencial da série é eles ignorarem por completo esse paradoxo”.

Black Mirror – de Charlie Brooker

Sugestão de: Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera, fintech open banking.

“A série Black Mirror é muito interessante porque, de certa forma, é o espelho dark da sociedade moderna, e representa, muitas vezes, cenas distópicas mas que nos fazem imaginar possibilidades de problemas e de soluções futuras. São episódios independentes que nos fazem refletir sobre a nossa própria realidade. Apresenta sátiras e referências diretas às redes sociais e a sede por likes, o mundo da realidade virtual, ameaças de hackers, governo e as teorias sobre estarmos sendo observados, visão sobre o futuro, o que é a morte e, principalmente, à nossa utilização de ferramentas tecnológicas. Ela sempre traz o ‘e se’: como seria o mundo se fossemos avaliados por cinco estrelas e todo o nosso futuro dependesse disso? Vale a reflexão para quem trabalha ou quer trabalhar com tecnologia”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.