CEOs ainda não reconhecem CIOs como chave no digital

Segundo o Gartner, líderes de TI, por sua vez, não se movimentam para conquistar a confiança do board

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8:34 am - 31 de outubro de 2019
finalidade corporativa erros Group of business partner in office looking for the future. Concept of corporate and startup

Até pouco tempo, a vida do CIO era quase fácil, define João Tapadinhas, diretor de Pesquisas do Gartner. Isso porque o líder da TI era praticamente um prestador de serviços interno. Ele tinha uma data para implementar um projeto, precisava cumprir o escopo e entregar a solução com base nas métricas acordadas.

“Com a disrupção digital, a situação mudou significativamente. A área de negócios, que dizia para o CIO o que tinha de fazer, deixou de ser capaz de explicitar do que necessitava. Assim, o CIO se tornou em muitas organizações um líder de inovação, assumindo um papel mais importante do que antes”, explica Tapadinhas.

Acontece que em muitas empresas, o board não reconhece essa capacidade do líder da TI. “Uma pesquisa global do Gartner revela que apenas 18% dos CEOs reconhecem o CIO como estratégico e que levará a empresa para o próximo nível”, comenta o especialista.

De quem é a culpa por esse cenário? O CIO que não compreende os sinais dos tempos ou o CEO que muitas vezes está mais preocupado com margens e receitas? A resposta não é tão simples quanto parece.

Tapadinhas afirma que em muitas organizações, o CIO está há anos jogando na defensiva e a falta de reconhecimento do CEO e do resto das áreas de negócios podem revelar um histórico de que o CIO apenas se protegeu e nunca teve um papel proativo para resolver os problemas da organização.

A recomendação de Tapadinhas é que os CIOs virem o jogo e olhem para as áreas de negócios, criando oportunidades, mostrar ganhos e se aproximar do board. “A conquista do CEO começa com o CIO mostrando uma entrega além do que foi pedido. Assim, ele passará do operacional ao estratégico.”

Essa relação, admite Don Scheibenreif, vice-presidente e ilustre analista do grupo de pesquisa de Customer Experience do Gartner, demora para ser construída. “É uma jornada, mas vemos o potencial e evidências de que isso está acontecendo. Os membros do board estão se tornando melhor em tecnologia e criando oportunidades para se conectar com o tema”, comenta.

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