Até pouco tempo, a busca por um imóvel era complexa. O interessado tinha de sair pelas ruas da cidade à procura de um local que estivesse em linha com seus interesses. Mas aí chegaram os sites e os aplicativos que facilitaram o trabalho e centralizaram as opções de forma fácil e intuitiva. O VivaReal é um deles.
Fundado em 2006 por dois empreendedores que se conheceram por acaso na Colômbia, o VivaReal desembarcou no Brasil em 2009, somando, atualmente, 14 escritórios em solo nacional. Em pouco tempo, a empresa saltou por aqui de 60 funcionários para 618, captou mais de US$ 74 milhões em recursos e vê seu faturamento mais do que dobrar a cada ano.
Hoje, posicionada como uma plataforma digital que conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel, o VivaReal registra mais de 5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras. São mais de 18 milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis.
Conhecida e já consolidada em solo nacional, a empresa busca agora mais apoio da tecnologia para aprimorar e facilitar a jornada do consumidor e de toda a cadeia imobiliária na realização do sonho de encontrar um lar doce lar. “Percebemos que precisávamos ajudar o consumidor e fechar a transação e a ficar satisfeito, mas, para isso, deveríamos fortalecer o lado da intermediação, que é o corretor e imobiliária e incorporadora”, lembrou Lucas Vargas, CEO do VivaReal.
Foi quando aconteceu a compra do Geoimovel, especialista em soluções e pesquisas imobiliárias. Como resultado, o VivaReal passou a contar com um banco gigantesco de dados de imóveis usados e lançamentos. A empresa investiu, ainda, na SuaHouse, focada em atender incorporadoras e construtoras na melhoria da sua eficiência de vendas por meio de tecnologia e consultoria utilizando CRM e outras soluções.
Com esses reforços, o VivaReal passou a atuar com base em três frentes: portal de busca de imóveis, tecnologia para gestão de vendas e banco dados de usados e lançamentos. “Assim, agregamos soluções de inteligência de negócios para o setor imobiliário, beneficiando todos os agentes envolvidos no processo de compra ou aluguel de imóveis”, destacou Vargas em conversa com o IT Forum 365.
Valor dos dados
O momento atual do VivaReal, ressaltou Vargas, mira a criação de um inventário para oferecer aos corretores visão de longo prazo para a revenda de imóveis. “Estamos avançando de forma contínua nessa direção”, garantiu ele, completando que a ideia é entregar mais valor por meio dos dados.
Para evoluir na estratégia de dados, o VivaReal conta com um time parrudo de cientista de dados, que organiza e estrutura bilhões de dados para que eles possam ser consumidos por todo o grupo, gerando insights. “Entendemos o comportamento dos usuários e pensamos em produtos”, explicou.
Com um time de mais de 200 engenheiros, o VivaReal aposta no desenvolvimento interno de soluções, algo considerado como forte diferencial da empresa no mercado. “Conseguimos entender melhor o usuário e direcionar as iniciativas em torno disso.”
Foco nas pessoas
Para uma startup que cresce rapidamente, cuidar para que a cultura interna não se dissipe é crítico e fator de sucesso. Segundo Vargas, o VivaReal entende que os colaboradores são o motor da empresa, uma herança dos fundadores da companhia. “Eles sempre tiveram como valor mais importante o bem dos colaboradores”, comentou.
Para manter a cultura viva, a empresa coloca em prática uma série de iniciativas, das mais tradicionais às mais inovadoras. Na sede da empresa no Brasil, em São Paulo, o VivaReal mantém, por exemplo, um museu com toda a história da organização até os dias de hoje.
Há, ainda, comemorações diversas, como Festa Junina e Dia das Bruxas. “As iniciativas são importantes. Mas o mais vital, contudo, é garantir uma seleção de talentos alinhada aos nossos valores”, afirmou o executivo de 33 anos, que foi desafiado a manter a chama da cultura sempre acesa desde que assumiu, há um ano, o cargo após a saída de Brian Requarth, que deixou o posto para se dedicar à função de presidente do conselho.
Entre as tantas ações, o VivaReal também promove a interação dos colaboradores com os animais. E o exemplo mais emblemático dessa relação é a Dalila, cachorrinha adotada pela empresa em 2016, que mora no VivaReal e passa as noites e fins de semana na casa dos colaboradores, que se revezam na tarefa.
Vargas contou que a equipe de Endomarketing já buscava uma mascote para alegrar a empresa, já que pesquisas mostram que a presença de um animal no escritório torna os colaboradores mais alegres, diminui o nível de stress e torna o ambiente mais calmo. Quando encontraram a Dalila, foi amor à primeira vista e ela acabou sendo adotada.
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