CEO da HP Meg Whitman prega simplicidade e foco

Author Photo
9:10 am - 03 de junho de 2015
CEO da HP Meg Whitman prega simplicidade e foco

Os discursos das gigantes de tecnologia estão se cruzando cada vez mais. O digital é parte integrante de todos que, passado o trivial, trazem à frente seu portfólio para que milhares de pessoas possam entender como é possível superar todo e qualquer desafio. 


Sem fugir do óbvio, mas trazendo algo diferente em sua mensagem, Meg Withman, CEO da agora Hewlett Packard Enterprise e chairman da HP Inc., ressaltou que o momento de transformação pelo qual passa o mundo atinge empresas e governos e lembrou que novos modelos de negócio, canais e mercados são criados o tempo todo, pedindo uma tecnologia que acelere o processo e permita uma aproximação maior do negócio com as necessidades dos clientes.

Toda a introdução serviu de pano de fundo para que a executiva falasse um pouco mais sobre o que todos queriam ouvir: a divisão da HP em duas companhias (HP Inc e Hewlett Packard Enterprise). “Queremos ser a melhor companhia global para clientes e parceiros”, pontuou Meg que, após colocar sua meta ambiciosa, relatou que ao longo dos últimos anos, com diversas aquisições e, mais recentemente, com a divisão, a HP se preparou para esse momento. Na visão da executiva, era possível fazer mais e melhor.

“Como colocar a HP na melhor posição para não apenas para sobreviver, mas fazer o novo? Por isso nos dividimos em duas companhia, para entregar serviços e produtos de forma mais eficiente e ágil. São duas grandes empresas, integrantes da Fortune 500 e focadas em seus negócios”, afirmou a CEO, ao falar para uma plateia repleta de clientes e parceiros na abertura do HP Discover, em Las Vegas (EUA).

Meg relembrou a história da HP dizendo ao longo de mais de sete décadas a companhia trabalha para ofertar tecnologia para que clientes e parceiros possam ser mais produtivos e tenham mais sucesso em seus negócios. Olhando para o futuro, ela confidenciou que vê muita coisa à frente para a HP e que a Enteprise será muito mais do que se pode imaginar. “Trata-se da natureza da TI aliada à natureza do negócio. Estamos abertos e queremos trabalhar com você (cliente ou parceiro) da forma que você achar melhor. Um parceiro focado e com pessoas que possam acelerar seu negócio é necessário nesse tempo de grande transformação”.

Simplicidade e foco pareceram ser duas preocupações de Meg durante a apresentação e foram palavras que apareceram em diversos momentos da fala da executiva. O simples foi usado para descrever a maneira de fazer negócios e até para definir e explicar a nova logomarca da divisão corporativa. Nas palavras da própria CEO, o logo representa a “simplicidade que queremos passar, inclusive para nossos clientes, de que é fácil fazer negócios com a HP”. A retomada do sobrenome dos fundadores Hewlett Packard é pelo legado histórico e o retângulo mostra a crença da fabricante em uma janela de oportunidades.

Na mesma toada, a organização da Hewlett Packard Enterprise em quatro pilares também traz essa ideia de foco e simplicidade. As áreas são: infraestrutura híbrida, proteção digital, organização orientada ao dado e ambiente de trabalho com vistas à produtividade. Ao explicar, todo o portfólio, que não é pequeno, se encaixava perfeitamente em cada um desses pilares, pensados para um novo tempo.

A data cravada para que a separação seja realidade 100% é 1º de novembro.

*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da HP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.